Conhecendo o Custo de Produção para a Formação do Preço de Venda

O workshop Precificação – Conhecendo o Custo de Produção para a Formação do Preço de Venda, que ocorreu nesta segunda-feira, dia 07 de julho, na sede do SINDIMETAL, RS reuniu empresas associadas e filiadas.

A atividade, em parceria com a Universidade Feevale, foi ministrada pela professora Margareth Aparecida Moraes visando aprimorar a gestão financeira e estratégica das indústrias. Experiente na área de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis, a palestrante atua, principalmente, nas áreas de contabilidade e planejamento tributário; além de custos empresariais.

O conteúdo programático esteve focado no Custo Fixo, Variável e de Aquisição; Custo da Mão de Obra; Rateio no Processo de Formação de Custo; Formação do Estoque – Métodos Fiscal e Método Gerencial; Importância da Tributação na Composição do Custo e Formação do Preço de Venda; além de Segregação do Custo e Despesas no Gerenciamento do Custo e Formação do Preço de Venda; e Ponto de Equilíbrio Financeiro.

Ao saudar os participantes, o secretário Executivo, Carlos Trein, justificou a escolha do tema. “Esta demanda foi identificada, junto aos associados e filiados, através da mentoria, com a parceira Feevale, e em alguns fóruns de discussão realizados na entidade, onde o assunto surgiu com prioridade”, afirmou Trein.

CONTEÚDO NA PRÁTICA – Segundo Margareth para falar em custos é necessário entender diversos aspectos dentro de uma empresa. “Para formar o custo, não basta somente saber sobre a matéria-prima, os insumos que compõem aquele custo, mas é preciso conhecer a empresa num contexto geral.  É necessário identificar de onde vem o produto; como é produzido; onde a empresa está instalada; quem são os fornecedores; quem são os clientes, os prestadores de serviços, os funcionários. Se tivermos dificuldade de mesurar isso, teremos dúvidas em chegar ao custo final”, avalia a painelista.

“É preciso identificar as necessidades operacionais, para a produção, de acordo com o ramo de atividade, assim como pesquisa, desenvolvimento, projetos, marketing e a logística, desde a compra da matéria-prima até o produto final, pronto para entregar ao cliente. Isso tudo compõem o custo”, destaca.

Existem os indiretos que são itens em que há dificuldade de identificar às unidades de produtos fabricado no período. A atribuição dos custos indiretos aos objetos acontece por intermédio de rateios. Todos os gastos fabris estão ligados à produção de vários produtos ao mesmo tempo, sem relação exclusiva com determinado item. Já os custos fixos são aqueles que decorrem da manutenção da estrutura produtiva da empresa, independendo da quantidade que venha a ser fabricada, dentro da capacidade instalada. “Quanto mais próximo do volume máximo de produção, menor será o custo por unidade fabricada. É um custo fixo no total, mas variável nas unidades produzidas”, argumenta a contadora.

É de fundamental importância que os envolvidos no processo de aquisição tenham conhecimento de todas as etapas, desde a localização e tributação do fornecedor até o insumo/ mercadoria chegar na empresa. Portanto, a equipe de Compras precisa ser bem treinada e entender de tributação.

“A composição do estoque, em uma indústria, classifica-se em: estoque de produto pronto, produto em elaboração e de matéria-prima. Esta composição deve ser controlada dia a dia pelo setor e mensalmente pela contabilidade”, alerta.

Já para a formação do preço existem fatores relevantes, como a demanda esperada por produto; o grau de ocupação da fábrica; o nível de capital exigido; nível de concorrência; e a tributação da empresa. “É importante saber, se as vendas serão à vista ou a prazo (custo financeiro); conhecer as despesas para a venda do produto e as despesas administrativas da empresa, bem como a forma de tributação e seus benefícios fiscais”, alerta Margareth.

“O mercado é o grande responsável pela fixação dos preços, e não os custos de obtenção dos produtos”, afirma Eliseu Martins. O principal fixador de preços é o mercado pela força da oferta e procura, conclui a palestrante.

IMAGENS: Marketing SINDIMETAL RS
Jornalista Neusa Medeiros – Assessora de Imprensa | Edição 3 Comunicação Empresarial

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