Parceria SINDIMETAL RS com Escola Frederico Schmidt garante participação dos alunos em feira nacional

O apoio realizado pelo SINDIMETAL RS, aos alunos da Escola Estadual Frederico Guilherme Schmidt, em São Leopoldo, vem do compromisso institucional de incentivar a preparação profissional e técnica dos jovens, que logo irão atuar no mercado de trabalho.

A entidade tem sido uma forte parceira, em prol da qualificação dos alunos. No período de 11 a 15 de maio, mais um capítulo desta história será escrito. Na ocasião, 17 estudantes e dois professores participarão da feira MILSET Brasil 2025, em Fortaleza.

O intercâmbio científico, técnico e cultural, entre instituições de ensino de todo o Brasil e do mundo, oportunizará aos estudantes a apresentação de seis projetos sobre diferentes temas. Os professores Marcos Rogério dos Santos Barbosa e Ceris Diane Oliveira de Menezes irão acompanhar os alunos nesta jornada, que soma diferentes experiências e que valoriza a pesquisa científica, inspira e incentiva a buscarem o conhecimento contínuo.

A participação está sendo possível em virtude do apoio financeiro realizado pela entidade, para custear as inscrições, estadia e refeições da comitiva leopoldense. Já as passagens foram subsidiadas pela Superintendência da Educação Profissional (Suepro), da Secretaria Estadual da Educação.

RECONHECIMENTO – No dia 09 de maio, a direção da escola realizou um ato de agradecimento ao SINDIMETAL RS, pela ajuda e contribuição em tantas ações, que contou com a equipe diretiva, professores, alunos e funcionários. A iniciativa foi prestigiada pela vice-presidente da entidade, Sofia Copé Heller Michel, diretora da Copé e coordenadora do Grupo Atração de Pessoas, vinculado ao respectivo sindicato; pelo diretor Executivo, Valmir Pizzutti, e integrantes da equipe executiva.

Este momento de conexão entre a indústria e a escola técnica é uma parceria importante, pois a mão de obra qualificada é uma necessidade e os alunos igualmente contam com as indústrias, para estagiar e atuar profissionalmente. Segundo o diretor Larri Felipe Steyer, trazer a entidade para dentro da escola cria um vínculo. “É um incentivo para perceberem que os empresários estão atentos à qualificação técnica. A apresentação de trabalhos científicos é o ponto alto desta missão. A aproximação efetiva com o SINDIMETAL RS existe desde 2017, que tem auxiliado sistematicamente à escola”, reconhece o diretor. Este evento vai muito além de um agradecimento.

Para Pizzutti, a percepção com relação a instituição é muito positiva. “Primeiro porque a escola Frederico nasceu dentro do SINDIMETAL RS e isso fortalece os vínculos com a entidade e, naturalmente, com os empresários.  Quando os alunos apresentam trabalhos e a indústria identifica talentos é evidente que surge o interesse para contratação destes jovens. Temos experiências positivas que comprovam resultados imediatos. O SINDIMETAL RS abre as portas para estes alunos e deseja que aproveitem”, destaca Pizzutti.

A educação profissional vai muito além da sala de aula e se fortalece na troca de experiências e no desafio de inovar. A participação em feiras e congressos é essencial, pois inspira e motiva os alunos. Na opinião da empresária Sofia, que representou o sindicato na ocasião, o conhecimento é fundamental. “Desejamos que vocês enxerguem que a indústria está em tudo e ela precisa de formação qualificada. A parte técnica é fundamental para a atuação nas empresas. A participação em feiras também ensina a resolver problemas e isso é o dia a dia da indústria, que é complexa. Aproveitem esta oportunidade”, conclui Sofia.

IMAGENS: Marketing SINDIMETAL RS
Jornalista Neusa Medeiros – Assessora de Imprensa | Edição 3 Comunicação Empresarial

Compartilhe nas redes sociais!