20° Encontro de Negócios movimenta o setor
O 20º Encontro de Negócios Metalmecânico reuniu, na tarde do dia 05 de setembro, no Centro das Indústrias, em São Leopoldo, um total de 17 empresas compradoras e 70 vendedoras, num clima de expectativa positiva, com relação aos novos contatos.
O evento, promovido pelo SINDIMETAL RS, em parceria com o SEBRAE RS, ocorre anualmente e tem como objetivo promover reuniões focadas na cadeia metalmecânica, entre pequenas e grandes empresas, vendedoras e compradoras, para contatos e efetivação de negócios.
Nesta edição, participaram as empresas compradoras: Astoria Papeis, BMP Proar, CMPC Celulose, Comexi, Copé, Eurogalvano, Infasul, Fibermeyer, Fitesa, Forjas Taurus, Grefortec, Liess Máquinas e Equipamentos, Metalúrgica Kondak, SENAI-RS, Projelmec, Pandrol South America e Yara Brasil Fertilizantes.
Ao saudar os participantes, Valmir Pizzutti, diretor Executivo do SINDIMETAL RS, registrou a importância desta iniciativa. “A indústria tendo passado por tantos desafios, culminando, recentemente, com uma enchente, que praticamente destruiu parte das empresas de São Leopoldo, está se reinventando”. Para Pizzutti, é muito importante reunir, numa tarde, tantas empresas compradoras e vendedoras, atuando fortemente para reconstruir a nossa região. Esse movimento, em prol das indústrias e dos futuros negócios, trará um ganho imensurável para a economia local”.
Segundo o diretor Executivo, “o papel do SINDIMETAL RS e do SEBRAE é de extrema relevância pois proporciona, que um número expressivo de empresas consiga estabelecer contatos e verificar possibilidades de negócios. Isso gera mais empregos, mais renda, mais impostos e o crescimento da nossa região. Também é um momento importante para realizar Networking, ampliar a rede de relacionamentos, em prol do fortalecimento dos negócios”.
Representando o SEBRAE, Jennifer Silveira, gestora de Projetos, na região do segmento Metalmecânico, enfatizou que esse 20º Encontro de Negócios é promissor para todas as empresas participantes. “Desejamos que resulte em bons negócios e novos fornecedores, para podermos movimentar a economia local”.
A expectativa é contribuir igualmente com as micro e pequenas empresas, que foram afetadas, pela enchente, destaca Jennifer. “Tivemos 50% do território urbano alagado. Muitas empresas, que estão participando deste evento, tiveram os seus negócios atingidos. Estamos buscando auxiliar na retomada da geração de negócios e renda, aqui na região”, afirma a gestora. Essa é a última rodada do segmento, antes da feira Mercopar, que ocorrerá em outubro, em Caxias do Sul.
Para o presidente do SINDIMETAL RS, empresário Sergio Galera, “a oportunidade, promovida pelas entidades, direciona seus esforços para a realização de importantes contatos e efetivos negócios, fortalecendo uma troca importante entre empresas vendedoras e compradoras”. Segundo Galera, o momento é de somar esforços e ampliar a interação entre as empresas, atendendo às necessidades do mercado, investindo em novas oportunidades de negócios.
DEPOIMENTOS – O formato do encontro é de Projeto Comprador, que consiste em reuniões agendadas pelos compradores – empresas de médio e grande porte, com base nas suas principais demandas. As agendas têm duração de 15 minutos. Confira alguns depoimentos dos participantes.
BMP PROAR – CAMPO BOM – Jéssica Zanella Salla, coordenadora Comercial e Logística, esteve acompanhada da Bruna Moraes, do setor de Compras, nesta primeira participação no Encontro de Negócios, no SINDIMETAL RS.
“Estamos numa busca constante por novos parceiros de negócios, especialmente relacionados a algumas linhas específicas do segmento em que atuamos. Percebemos que, neste evento, temos a possibilidade de ampliar o número de fornecedores, localizados mais próximos regionalmente, facilitando a logística da empresa”.
Para a Bruna, a expectativa é fechar parcerias, com fornecedores que atendam os critérios estabelecidos pela empresa. Visamos produtos e serviços com qualidade, que exigem uma boa performance e desempenho, para garantir uma cadeia de valor, que seja entregue ao nosso cliente, indo assim, ao encontro das suas necessidades”.
EUROGALVANO – SÃO LEOPOLDO – Marcelo Borges dos Santos, da área de Compras, esteve representando a empresa, que participou pela primeira vez desta ação, junto ao SINDIMETAL RS.
“A expectativa é encontrar diversos fornecedores, que tenham interesse em atuar com empresas de médio porte. O nosso volume não é muito grande e como vários trabalham com lote mínimo, isso acaba impactando no trabalho”, justifica.
“Estamos em busca de parceiros na região, que possam nos atender, especialmente após a enchente, que impactou no período de entrega das demandas, que ficou mais longo. Muitas empresas estão em fase de recuperação de máquinas e sem a infraestrutura completa para cumprir com os prazos que precisamos. Trabalhamos com clientes de grande porte, inclusive de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, e desejamos ampliar o atendimento no Estado, com muita qualidade”.
FERCORTE l PETROPEÇAS – SAPUCAIA DO SUL – Participando como vendedora, a empresa esteve representada pelo diretor Industrial e Comercial, Ademir Costella e Caroline Costella Foerth, diretora Administrativa.
Há 35 anos no mercado, a empresa já vem participando de várias iniciativas. Viemos com muita confiança e entusiasmo. Às vezes, os resultados não são os esperados e, em outras, superam as expectativas. Esperamos que os negócios possam fluir, pois sabemos que os clientes podem estar escondidos e surgem nos lugares mais inimagináveis.
Para Caroline, que tem uma trajetória de 21 anos na empresa, além das agendas já estabelecidas, indicaram interesse em mais cinco contatos. “A expectativa é sempre positiva, pela troca nos relacionamentos. A oportunidade, concedida pelo SINDIMETAL RS e pelo SEBRAE, auxilia para ampliarmos a rede de contatos, com negócios efetivos; novos clientes e parceiros, para a prospecção de negócios”.
FORJAS TAURUS – SÃO LEOPOLDO – André Alflen e Ilmar Rysdyk atuam como Compradores. “A empresa vê a participação no evento com bons olhos, pois acredita que essa é uma oportunidade para novos laços de parceria com alguns fornecedores. Estamos aproveitando esse momento para fortalecer contatos, que já tínhamos, no passado, e confiantes, que esse evento trará boas negociações e bons relacionamentos.
Em torno de 12 agendas foram atendidas, destinadas a cada profissional, com o intuito de apresentar a empresa e conhecer as opções que as vendedoras oportunizam.
GOMASUL – BENTO GONÇALVES – Segundo o diretor Gilson Rigo, integrante da diretoria do SINBORSUL, Projetos Compradores são importantes pois fomentam agendas muitas vezes difíceis de conseguir de forma individual. “Em poucas horas, temos acesso a compradores, empresas de diferentes portes, que tradicionalmente são mais complexas de conseguir acessar. As expectativas são as melhores. Seguimos sempre atentos em apresentar a empresa e o trabalho que vem sendo realizado”.
“Os nossos principais clientes foram acessados em Rodadas de Negócios e outros eventos organizados pelo SEBRAE. Normalmente conseguimos bons contatos. Também o Networking é um destaque, independente das agendas, pois amplia a oportunidade de interação com todas as empresas, num mesmo local”, enfatiza.
GREFORTEC – PORTÃO – Os Compradores Rafael Borges Freitas e Davidi Hartmann estão confiantes, com relação aos novos contatos. Para Rafael, que atua há 18 anos na empresa e participou pela primeira vez nesta Rodada de Negócios da entidade, a ampliação do número de fornecedores é fundamental.
“Acabamos tendo um circuito vicioso dos mesmos fornecedores, por essa razão, estamos tentando ampliar o leque. Identificamos a falta de diversidade, especialmente nos momentos de crise, e para isso, a captura neste evento é fundamental”. Foram 14 agendas atendidas, com perspectivas de negócios promissores para a empresa, que recentemente completou 33 anos.
SENAI RS – Maria Clarice Puhl, analista de Compras, destacou que o foco para participar da iniciativa foi divulgar o processo de contratação do SESI e do SENAI; fazer novos negócios; buscar fornecedores para as demandas, especialmente na área de manutenção de máquinas e equipamentos. “Também, estamos atentos à aquisição de materiais de consumo, ferramentas, para utilização nos processos produtivos das entidades. Enfim, a ideia é buscar novos fornecedores e manter a parceria com os já existentes; além de divulgar a empresa. No total, foram atendidas 20 agendas”, conclui Clarice.
__________
Imagens: Divulgação SINDIMETAL RS
Jornalista Neusa Medeiros – Assessora de Imprensa | Edição 3 Comunicação Empresarial