O SINDIMETAL organiza desde 2006, em parceria com o SESI, a SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho) Comunitária em São Leopoldo, cidade que abriga sua sede e vem gradativamente, levando este evento para outros municípios da base que representa, como Sapucaia do Sul e Esteio, Novo Hamburgo, Sapiranga, São Sebastião do Caí, Feliz e Alto Feliz. Em 2015 o evento passou a ser no formato itinerante.

A SIPAT Comunitária é um evento coletivo e tem como principais objetivos integrar empresas da mesma categoria, propiciando um ambiente de troca de experiências; reduzir custos; oportunizar aos trabalhadores a participação em atividades culturais e sociais voltadas à preservação da vida e despertar a importância da adoção de uma consciência e conduta prevencionista laboral.

É uma atividade reconhecida pelo Ministério do Trabalho, com cláusulas específicas nas convenções coletivas, que o SINDIMETAL negocia.

A organização de cada SIPAT inicia com a constituição de uma comissão formada por representante do SINDIMETAL, SESI e das empresas participantes. Nas reuniões sistemáticas, para definição de atividades e tarefas, os temas devem obedecer à legislação: saúde, segurança e meio ambiente.

Atividades relacionadas suspensas devido à pandemia Covid-19.