Plenária da Câmara Temática da Indústria em São Leopoldo analisa projeto de desenvolvimento

A Comissão Executiva da Câmara Temática da Indústria, em São Leopoldo, com representação do poder público, entidades e instituições participantes, esteve reunida nesta quarta-feira, dia 11 de maio, na Prefeitura Municipal. Instituída em dezembro de 2021, a Câmara tem a finalidade de elaborar estudos e propostas para a recuperação, revitalização e desenvolvimento da indústria na cidade. O propósito é reunir o Poder Público Municipal, os sindicatos patronais e de trabalhadores, as federações, as instituições e os empresários dos setores industriais, para a elaboração de ações, que possam posicionar São Leopoldo como líder no desenvolvimento industrial, sendo, inclusive, referência, para demais municípios.

O SINDIMETAL RS, presidido por Sergio Galera, é representante titular da Câmara, pela indústria. O empresário Galera esteve prestigiando o evento, juntamente com o diretor Executivo, Valmir Pizzutti, e o assessor Cláudio Garcez, ambos integrantes da equipe técnica da entidade. O evento também contou com a presença de diversas lideranças, municipais, empresariais e sindicais, entre elas o presidente do SINDIVEST, Herberto Henrique Fleck Júnior.

Iniciando os trabalhos, o prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi, destacou a importância deste momento, onde os desafios são enormes. “Acredito que a sinergia certamente irá fluir, para que os resultados sejam extraordinários, nas diferentes áreas”, afirma. Na sequência, o professor Carlos Alberto Diehl, da Unisinos, fez uma breve apresentação do caminho trilhado até o momento, visando o planejamento industrial. “A Unisinos acompanha com muita satisfação esse projeto, pois a Universidade possui um compromisso social, com base na melhor ciência, com vistas a auxiliar nas articulações necessárias, para que as iniciativas tenham êxito”, destaca.

Ao apresentar o diagnóstico das capacidades do município, em especial do setor empresarial, pontuou as iniciativas existentes e a organização de projetos de apoio ao desenvolvimento; além de enfatizar a importância de articular iniciativas existentes ou novas, para desenvolver condições estruturais para o pleno desenvolvimento do município. O mapa geral para a realização do trabalho, inclui o diagnóstico estrutural e conjuntural. “Desejamos também tornar a cidade mais atrativa, inclusive visando um turismo de negócios, além de identificar o sistema de capacitação, a partir do investimento educacional”, assegura Diehl.

PRÓXIMAS ETAPAS – O respectivo projeto foi construído coletivamente, tendo como norte a importância de desenhar os cenários indicados para a produção do planejamento estratégico mais adequado e eficaz. Sendo assim, as próximas reuniões terão como pauta a comunicação e o marketing e, a educação profissional para São Leopoldo. Já o primeiro grande evento será um seminário com a apresentação do diagnóstico inicial, quando, durante um dia de atividades, ocorrerão reuniões de trabalho e encaminhamento de ações. “A construção será coletiva e inclusiva, visando a assertividade e a prática das ações”, salienta Carlos Diehl.

Segundo Pizzutti, a Câmara Temática da Indústria é um projeto pioneiro, realizado a partir da união de muitas mãos, que já vem sendo notado por outros municípios e estados brasileiros. É importante que os alicerces desta iniciativa, fruto do trabalho coletivo, sejam firmes e possam ser colocados em prática, com assertividade, em breve. Para o presidente Galera, um fato incontestável é que o Brasil vem caindo em produtividade. “Precisamos voltar a crescer, pois nenhum País é forte sem o desenvolvimento da indústria”. Inclusive, em breve as indústrias gaúchas poderão contar com novos profissionais qualificados por meio de uma iniciativa de capacitação técnica e gratuita de pessoas desempregadas.

O programa do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Rio Grande do Sul (SENAI-RS), integrante do Sistema FIERGS, foi lançado em parceria com os sindicatos industriais filiados à entidade e objetiva auxiliar diretamente a falta de recursos humanos capacitados para o setor.  A proposta é apoiar os sindicatos na busca de um ambiente cada vez mais favorável aos negócios de seus associados, buscando elevar a competitividade das indústrias estabelecidas no Rio Grande do Sul. Segundo o diretor regional do SENAI-RS, Carlos Trein, são mais de 1,5 mil vagas em cursos de qualificação no Estado. As indústrias podem encaminhar aos sindicatos as áreas com mais necessidade de profissionais. Para participar do programa, o candidato deve ser indicado por um sindicato da indústria, ter acima de 18 anos, estar desempregado e apresentar a autodeclaração de baixa renda (exigência regimental).

Também fez uso da palavra o representante da Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT, Loricardo de Oliveira, que destacou que precisamos olhar para o conjunto de necessidades e nos comprometer com a comunidade, pois assim todos ganham. Ao concluir o prefeito Vanazzi reforçou que está disposto a aplicar o que for traçado coletivamente, em prol de um planejamento estratégico eficaz, em benefício do coletivo.

REPRESENTAÇÃO – Conforme decreto, participam da Câmara Temática da Indústria, representantes das seguintes entidades e instituições: Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico e Eletrônico de São Leopoldo, Sindicato da Indústria do Vestuário e Calçado de São Leopoldo, Sindicato das Indústrias de Artefatos de Borracha do Estado do RS, Sindicato da Indústria da Construção Civil de São Leopoldo, Sindicato da Indústria de Máquinas e Implementos Industriais e Agrícolas de NH e Região, Sindicato das Indústrias de Material Plástico no Estado do RS, Sindicato das Indústrias de Artefatos de Couro de São Leopoldo, Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Tecnologia de São Leopoldo, Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de São Leopoldo, Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Artefatos de Borracha de São Leopoldo, Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Artefatos de  Couro de São Leopoldo, Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Calçado e do Vestuário de São Leopoldo, Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Resina e Material Plástico de NH e Região, Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Imobiliária de São Leopoldo, Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos do RS, Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT, UNISINOS, IFSUL – Campus Sapucaia do Sul, SENAI, SESI e SEBRAE.

Fotos: Divulgação SINDIMETAL RS