SINDIMETAL apresenta proposta de projeto de Imposto Verde para SL

A diretoria do SINDIMETAL RS, representada pelo presidente Sergio Galera, entregou oficialmente, nesta quinta-feira, dia 05 de setembro, ao prefeito Ary Vanazzi, uma proposta de Projeto de Lei, para instituir no município o Imposto Verde.

A proposta, inédita no Rio Grande do Sul, objetiva fomentar medidas que preservem, protejam e recuperem o meio ambiente, mediante a concessão de benefício tributário ao contribuinte. O Imposto Verde, sugerido pelo SINDIMETAL RS, beneficiaria, com descontos em tributos municipais, especialmente o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), proprietários de imóveis residenciais e não residenciais, que adotem medidas pontuadas no respectivo documento, impactando positivamente junto ao meio ambiente.

A iniciativa, de acordo com o presidente da entidade, visa contribuir para que o município seja mais sustentável com o apoio das indústrias. “Temos ‘cases’ positivos em outros Estados, como Santa Catarina, São Paulo e Espírito Santo, e certamente será um ganho enorme para toda a comunidade incentivarmos ações voltadas à sustentabilidade, que poderão gerar maior desenvolvimento econômico e social, além de reduzir gastos para a administração pública”, comenta.

Para o prefeito a ideia vai ao encontro dos projetos pensados para a cidade. ”Somos o coração da região, temos toda a vontade de desenvolver ações sustentáveis, que combinem desenvolvimento econômico com qualidade de vida”, afirma. Após ouvir o detalhamento da proposta, o prefeito sugeriu criar um grupo de trabalho, com representantes das secretarias municipais e técnicos do SINDIMETAL, para aprofundar o tema e estudar a viabilidade do projeto.

“O mundo está atento as questões relativas ao meio ambiente e, neste momento, precisamos da ajuda de todos para que o tema sustentabilidade seja vivido na prática e receba o cuidado que merece”, reforça o presidente Sergio Galera.

Participaram da reunião, os secretários Geral de Governo, Marcel Frison; da Fazenda, Eduardo Petters; do Meio Ambiente, Darci Zanini; de Desenvolvimento Econômico, o adjunto Mário Rosito; além do diretor de Planejamento e Gestão Ambiental da Semmam, Joel Garcia. O SINDIMETAL RS também contou com a presença do diretor Executivo, Valmir Pizzutti; advogados Eduardo Gaelzer e Fernando Garcez, da assessoria Jurídica; engenheira Química, Ana Curia, da assessoria Técnica Ambiental; Mari Lúci de Oliveira e Andrea Maganha, ambas integrantes da equipe executiva da entidade.

Neusa Medeiros
Jornalista | Reg. Profissional nº 5.062