Artestampo 30 anos somando experiências na arte de estamparia

A partir do convívio profissional e da oportunidade gerada, na antiga empresa em que trabalhavam, foi estabelecida uma relação estreita de amizade. Experiências compartilhadas e muita determinação resultaram numa sociedade. Assim nasceu a parceria entre os sócios José Deni da Rosa Ilha, diretor Comercial; Luiz Carlos Waszak, diretor Industrial, e Raimundo Tomaszewski, diretor de Novos Negócios, fundadores da Artestampo, que no dia 02 de agosto completou 30 anos.

Inicialmente alugaram uma peça, montaram a estrutura, permanecendo no local por dois anos, onde cresceram e conquistaram mais clientes. Nesta ocasião, compraram um terreno e construíram a primeira sede da Artestampo, numa área de 500m², passando a atender os segmentos automotivo, elétrico, industrial e moveleiro.

O foco inicial era matrizaria mas, após dois anos, migraram para estamparia, iniciando assim a atuação mais efetiva na área automotiva, que exigiu qualificação e certificação específica, em virtude do alto rigor das montadoras e da exigência dos consumidores, destacou Luiz Carlos.

Com o tempo, os resultados positivos ficaram mais aparentes, contribuindo para que a empresa fosse reconhecida como satélite da Bosch, maior rede de oficinas do mundo. Passaram, então, a estampar, com exclusividade, algumas peças, entre elas o limpador de para-brisas, para os carros Ônix e Prisma (GM), de todo o Brasil. “Atualmente, produzimos 39.600 conjuntos de limpadores/mês, além de outros itens, que são exportados para a Tailândia”, registra Raimundo.

Em 2004, houve a mudança para o endereço atual, que possui 2.700 m² construídos, numa área de 10 mil m², no município de Esteio, próxima aos principais distritos industriais do Estado.  A soma destes fatores tem contribuído para manter a confiabilidade nos processos e a satisfação dos clientes. A busca pela melhoria contínua e a constante exigência levou a empresaa certificar-se na norma ISO/TS 16949, atingindo assim elevados padrões internacionais de qualidade.

Melhoria contínua

A meta é oferecer produtos e serviços, que sejam solução e que satisfaçam as necessidades dos clientes, tendo como base a transparência nas relações entre as partes interessadas; incluindo processos eficientes e melhoria contínua, além de profissionais qualificados e comprometidos.

“Utilizando ferramentas Lean Production (Produção Enxuta), a empresa desenvolve seus processos, objetivando a otimização dos fluxos produtivos e atendendo seus clientes nos prazos adequados às suas necessidades”, registra José Deni. A Artestampo conta com equipamentos próprios e uma equipe preparada para planejar e executar as manutenções necessárias do ferramental, assumindo a responsabilidade até o limite de sua vida útil. “Desejamos ser referência na área de estampa, nos mantendo no mercado com credibilidade e permanente atualização dos processos”, sintetizam os diretores. “Atuamos nas linhas de aplicação dos produtos dos segmentos Elétrico, Automotivo, Industrial e Moveleiro.

Segundo José Deni, o foco principal segue sendo o automotivo, onde existe a possibilidade inclusive de ampliação, considerando a experiência e a qualificação da empresa. “Agora estamos vivendo o momento de pensar na gestão. As nossas esposas também têm dado uma importante contribuição, como é o caso da Fátima Tomaszewski, gerente de RH há 23 anos. Já os filhos, igualmente, entraram em ação” relata Raimundo. “O perfil da equipe também é marcado pelo comprometimento, formação profissional e caráter. Trabalhamos sempre em busca do crescimento, com dedicação e honrando os compromissos assumidos “, esta tem sido a trajetória da Artestampo.

No futuro, José Deni destacou que desejam aplicar e desenvolver os processos, incluindo, além de peças estampadas, injetadas. Isto irá complementar o trabalho realizado, assegura o diretor. Mas não estamos sozinhos nesta caminhada. O SINDIMETAL RS gera muitas oportunidades de aperfeiçoamento, em especial com relação a gestão e a produção. “Novos conhecimentos são essenciais para que possamos nos manter bem no mercado. Além da tecnologia interna, existe a externa, com novas possibilidades, que surgem com muita rapidez. A entidade tem sido sensível a esta evolução oportunizando diferentes caminhos para o crescimento das empresas. Só temos a agradecer”, comenta José Deni.

Que novos projetos sejam realizados com igual dedicação e empenho, contribuindo para o sucesso da Artestampo. Parabéns para esse time tão comprometido!

Fonte: Artestampo
Espaço SINDIMETAL 77

Somente empresas associadas têm a oportunidade de aparecer na coluna Mercado do Espaço SINDIMETAL. ASSOCIE-SE!