Amadeo Rossi, um século de história

O espírito empreendedor do fundador Amadeo Rossi, aliado a experiência dos seus descendentes, tem impulsionado a empresa Amadeo Rossi S/A, com sede em São Leopoldo, a ultrapassar um século de história, sempre se reinventando. Exportadora por vocação e reconhecida internacionalmente pela fabricação de armas de fogo, buscou novos mercados e vem dedicando seus esforços para a ampliação e sedimentação da prática do tiro esportivo, com uma linha de produtos de reconhecimento mundial, que permite a qualificação técnica dos praticantes.

Esta história de superação e talento profissional iniciou com o funileiro Amadeo Rossi, imigrante italiano, que se radicou no interior de Caxias do Sul. Em 1889, fez uma das primeiras pesquisas de mercado de que se tem notícia, para conhecer as verdadeiras necessidades da população. Resolveu então montar uma oficina de consertos e fabricação de utensílios domésticos e agrícolas. Logo o reconhecimento pelo seu trabalho repercutiu em toda região.

Em 1922, com o apoio dos filhos, é fundada a Amadeo Rossi & Cia, que ingressa então, definitivamente, na fabricação de armas. Teve início a produção de espoletas para cartuchos e espingardas de caça, o marco inicial da Rossi como precursora da fabricação de armas no Brasil. Com o crescimento da produção, a Rossi, em 1937, muda-se para São Leopoldo, onde havia maior potencial de energia elétrica, que permitiria aumentar suas instalações e incrementar sua linha de produção.

A empresa, instalou-se, provisoriamente, na rua Flores da Cunha e, posteriormente, ocupou o atual endereço na rua Amadeo Rossi. Alcançando novos mercados, desenvolvendo ainda mais suas atividades, produziu artefatos de guerra, para as forças armadas. Pelo notável desempenho, a empresa foi nomeada “Indústria de Interesse Nacional”. A experiência contribuiu para que a Rossi realizasse novos investimentos e diversificadas linhas de produção, passando a fabricar armas e munições de uso civil. Em 1964, começou a exportar, resultando, em 1969, na alteração para empresa de capital aberto Amadeo Rossi S.A. Metalúrgica e Munições. Inovando sempre, chegou ao processo de microfusão, técnica que produz minúsculas peças fundidas em aço e ligas metálicas especiais.

Somando forças

Localizada numa área de 8 hectares, com 78 mil m² de área total e 28 mil m² de área construída, a Amadeo Rossi está sob o comando da 4ª geração, contando com a experiência de Luciano Rossi e Cláudio Rossi, ambos diretores executivos, e com colaboradores que atuam  há vários anos na empresa, como José Ilco Doyle, gerente geral e Paulo de Mattos, gerente jurídico.

No final da década de 90, teve início um novo tempo. “Um Acordo estratégico com a Forjas Taurus levou a Rossi a transferir com exclusividade para a Taurus sua operação de armas curtas, inclusive com licenciamento do uso da marca ROSSI nos produtos a serem produzidos pela Taurus¨ comenta o diretor Luciano.

“A partir desse momento, passamos a focar o segmento de armas longas, no qual obtivemos uma boa performance, quando, em setembro de 2008, foi transferido para a Forjas Taurus este outro segmento de armas de fogo”, relata. Para Luciano, a parceria resultou em benefício para as duas empresas: “a Taurus ampliou o seu leque de produtos, no qual oferece ao mercado toda linha Rossi de armas curtas e longas”.

E explica: “permanecemos no mercado da metalurgia, fabricando peças microfundidas para o segmento metalmecânico, além de atuarmos fortemente na área de esporte e lazer e segurança, no qual comercializamos uma linha completa de armas de ar comprimido e acessórios”.

A Rossi, nas suas novas atribuições, conta com 150 funcionários. “Desde a sua chegada a São Leopoldo, sempre foi identificada como uma grande escola. Reconhecidos profissionais, que estão atualmente no mercado de trabalho, desempenhando suas funções em outras empresas, atuaram em nossa empresa”, afirma José Doyle. “A família Rossi sempre foi muito próxima dos funcionários. Recordo do tempo em que havia 3.700 funcionários, dos pagamentos de salários realizados em envelopes; de um tempo em que a tecnologia na automação dos processos administrativos e financeiros não fazia parte do nosso dia a dia”, recorda o gerente.

“Hoje relembramos um passado de luta e determinação, mas focados nas ações do presente. Neste ano, estamos incrementando nossa atuação no esporte e lazer, com um mix de produtos bem diversificado para os praticantes de esporte OUTDOOR. Desejamos fortalecer novos segmentos e nos inserirmos ainda mais no mercado, tendo presente a competência e a tradição da marca Rossi”, informa Paulo de Mattos.

Que este novo ciclo, vivido pela empresa associada do SINDIMETAL, continue a motivar o trabalho das futuras gerações.

Fonte: Amadeo Rossi
Espaço SINDIMETAL 27

Somente empresas associadas têm a oportunidade de aparecer na coluna Mercado do Espaço SINDIMETAL. ASSOCIE-SE!