O brilho da indústria

Em tempos de grandes desafios, o setor industrial enfrenta, hoje, talvez o maior desafio das últimas décadas. Encontrar formas de atuação que possibilitem o retorno ao protagonismo, no cenário econômico do País e empreender no Brasil virou sinônimo de dificuldades, principalmente para o segmento industrial, onde se verifica uma constante queda de representatividade, especialmente no PIB brasileiro.

O processo de desindustrialização, que muito foi alertado, está consolidado. Não como uma mudança extrema e imediata, mas sim como um processo gradual, mascarado por situações globais, em especial por produtos não manufaturados e estratégias imediatistas do governo pró consumo.  Para tanto, precisamos enxergar claramente nossos desafios e enfrentá-los em busca de um futuro melhor para as nossas indústrias, para a nossa sociedade e para o Brasil.

As entidades, sindicatos e associações vêm, ao longo do tempo, direcionando suas atividades para representar e fortalecer os setores aos quais estão ligadas. O principal foco tem sido gerar benefícios e oportunidades para seus associados; destacando, especialmente, aqui no Vale do Sinos, o SINDIMETAL e o SINMAQSINOS.

Pensando em um cenário mais forte, mais atuante, vamos imaginar o potencial de representatividade que podemos ter, se reunirmos mais industriais e mais empreendedores. Compartilhando nossas iniciativas; buscando de forma conjunta o fortalecimento do setor industrial; vislumbrando um futuro próspero para nossas indústrias, podemos juntos trazer de volta o ‘brilho no olho do empreendedor’. Então, o que podemos esperar de posicionamentos ainda mais coletivos do que já temos hoje?

Os exemplos de ações conjuntas já desenvolvidas demonstram que essa iniciativa, de trabalho integrado e coletivo do setor, é o caminho para a recuperação do ‘brilho da indústria’. Abordando assuntos e pautas do nosso setor, insistentemente e constantemente, atingiremos os objetivos aos quais nos propomos. Estamos com o tempo expirado. Precisamos nos reerguer e buscar soluções, criando oportunidades que possam gerar, para as nossas indústrias, resultados imediatos.

As nossas visões e soluções precisam estar voltadas a conjugar novamente o verbo ‘industrializar’. Somente assim, teremos de volta a valorização que o setor industrial merece.

O Brasil necessita, com urgência, enxergar e trilhar esse caminho, traçando ações concretas, que demonstrem o quanto o nosso País quer realmente ser desenvolvido. Já perdemos muito tempo. Está na hora de ‘arregaçar as mangas’ e reconstruir o que foi perdido. Precisamos construir um novo futuro.

A reflexão que registramos é que nossas ações coletivas são capazes de gerar resultados individuais melhores e muito mais consistentes e permanentes. Precisamos sim, ingressar e seguir nesse caminho, em busca do ‘brilho’ da indústria brasileira.

Marlos Schmidt e Vanessa Schmidt
Comitê Desenvolvimento de Lideranças 1
Artigo publicado no Espaço SINDIMETAL 59

Compartilhe nas redes sociais!