Estande coletivo reúne SINDIMETAL RS e empresas associadas na Mercopar

Retomando com sucesso, uma iniciativa já realizada em anos anteriores, o SINDIMETAL RS participou da Mercopar, com um estande coletivo, em parceria com o SEBRAE, que reuniu sete empresas associadas. São elas: Crafer, EKS-Rag, Grefortec, Projelmec, Sebras, Telas Muller e Transmaq. A forte conexão entre expositores e potenciais clientes aproximou as empresas e fortaleceu o empreendedorismo.

Considerada a maior feira de inovação e negócios da América Latina, a 31ª edição, que ocorreu no período de 18 e 21 de outubro, em Caxias do Sul, oportunizou um espaço que potencializou relacionamentos comerciais e a disseminação de conhecimento sobre tendências da indústria, estimulando a movimentação da economia.

A Feira da Inovação Industrial – Mercopar conectou empresas e pessoas num mesmo propósito, de inovar, prosperar e desenvolver a indústria. A abertura oficial, prestigiada por diversas lideranças, contou com a presença do empresário Sergio Galera, presidente do SINDIMETAL, entidade apoiadora institucional da respectiva feira.

DEPOIMENTOS

Esta edição registrou 512 expositores, 150 compradores, 208 horas de conteúdos técnicos e a presença de mais de 20 mil visitantes. O Salão de Negócios, planejado para gerar parcerias, também oportunizou muito networking e novos aprendizados. Confira alguns depoimentos das associadas presentes no estande coletivo.

SINDIMETAL RS – Segundo o presidente Sergio Galera estamos vivendo um novo momento, com a retomada da reindustrialização do País, que somente é possível a partir da inovação. A visão é para frente. Que bom que as empresas voltaram a se interessar pela feira. Novas tecnologias puderam ser vistas de perto, além de outros exemplos positivos de empresas, que estão se destacando no mercado. A feira está mais atraente, mais tecnológica, e acompanhando as tendências do cenário atual. A inovação também é criatividade e contribui para trazer este clima de mais otimismo e novas oportunidades para todos, um estímulo positivo para quem deseja empreender.

CRAFERFundada em 2021, a empresa, com sede em São Leopoldo, nasceu alicerçada no know-how de uma equipe especialista no desenvolvimento e produção de ferragens e ferramentas, tendo por princípio a inovação contínua. A empresa oferece uma ampla linha de produtos, projetos especiais, tendo lançado na feira o segmento de serviços de produção e ferramentaria. Segundo os sócios Gilmar Luiz Piaia e Milton Santi Pereira, juntamente com o gerente de ferramentaria, Gilson Januário, a empresa planejou crescer quatro estágios, começando pelo produto, serviços, desenvolvimento de automação para outras empresas e 4.0, que engloba um relacionamento integrado e automatizado, tudo interligado. Os gestores também participaram da Rodada de Negócios. Já estão exportando para Bolívia e Paraguai e em breve desejam ampliar esse mercado e contratar. Acreditam muito no potencial das feiras, pois oportuniza a visibilidade da marca.

EKS-RAG A empresa, com sede em São Leopoldo, é especializada em micro usinagem de precisão, dispositivos de controle dimensional, atuando nas áreas de dispositivos de fixação e de medição e controle, bem como soluções em micro usinagem seriada.  O diretor Industrial Daniel Garske participou de reuniões de negócios, tendo recebido a visita, no seu estande, de representantes do segmento de aviação, numa favorável prospecção comercial, e de uma empresa italiana, da área hidrostática, entre outras. Esta é a primeira participação junto à Mercopar e ficou satisfeito com a experiência. Os objetivos de firmar a marca e alavancar novos clientes e negócios foram alcançados. Apresentou o dispositivo de medição de concentricidade, além da oferta de serviços de micro usinagem seriada. A empresa atua fortemente na Região Sul, mas já vislumbra a exportação. A meta sempre é atender bem para manter a continuidade, não focando somente numa única venda, mas fidelizando uma boa relação com o cliente, tendo a flexibilidade no atendimento como um dos pontos fortes da empresa.

GREFORTEC Os diretores Rodrigo Peres e Andrea Peres Gremes Pereira sempre participaram da Mercopar, sendo a maioria das vezes com estande próprio, mas aprovaram muito o estande coletivo. A integração com o grupo e a facilidade de trocar experiências é um ganho imensurável. A integração entre os expositores facilita o trabalho. O custo reduzido também é um ponto que agrega valor. A região de Caxias é um bom local para a empresa expor, “pois deslocamos diariamente um caminhão para atender a região. Produzimos equipamentos industriais para todos os tipos de necessidades da indústria de tratamento térmico e aquecimento industrial, incluindo peças de reposição e assistência técnica”. Também São Paulo é um polo importante de grande procura dos produtos e serviços. Em março, inclusive, os diretores estarão presentes num congresso sobre tratamento térmico e fornos. A participação na feira agregou mais visibilidade para a conquista de novos clientes, para a empresa, que possui a sua sede em Portão.

PROJELMECHá 48 anos no mercado, a empresa, com sede em Sapucaia do Sul, tem focado seus esforços no desenvolvimento e aprimoramento dos processos para a fabricação específica de ventiladores, exaustores industriais e componentes para ventilação. Entre as suas características estão a forma de atender as necessidades específicas de cada aplicação, considerando a individualidade do cliente. Os diretores Carlos Cesar Baldissera e Laura Baldissera ficaram satisfeitos com a primeira participação, como expositores, na Mercopar. Segundo Éder Trindade, do setor Comercial e de Vendas da empresa, a interação com a entidade cresceu e o apoio institucional foi fundamental para a empresa participar do estande coletivo. O mercado está receptivo para desenvolver novos clientes e parcerias estratégicas. Segundo a diretora Laura, as perspectivas são boas para ampliar a carteira de clientes, bem como de fornecedores, assegurando um leque de bons negócios.

SEBRASJocemara Eichkoff, gerente Comercial da Sebras, em São Leopoldo, ficou satisfeita em retornar à Mercopar, num estande coletivo, expondo a empresa em 18m², num espaço que atraiu a visitação. A participação oportunizou contato com possíveis clientes, além de rever antigos, e conhecer de perto as necessidades do mercado, bem como as ofertas em termos de tecnologia. A empresa, que em 2023 completará 20 anos, está exportando e almeja, até 2025, ampliar para 40% a circulação dos produtos para fora do País. Atualmente, 40% do faturamento está na Região Sul. Durante a feira, foi apresentada a porta Fast Roll Auto Reparável e o conceito 4.0, uma porta inteligente, que utiliza a tecnologia do mercado para atender com segurança e modernidade seus clientes.

TELAS MÜLLERO diretor da Ernesto L. Müller Indústria e Comércio de Telas Ltda., com sede em São Leopoldo, empresário Arno Müller, e Fernanda Luisa Erig, gerente comercial, desde a primeira participação na Mercopar sempre optaram em expor no estande coletivo da entidade. O formato facilita, pois não envolve a empresa na organização e montagem, permitindo focar 100% na comercialização, sem desgastes nem com a logística do transporte. Um formato muito positivo. A empresa participa visando a divulgação da imagem, a fixação da marca, a apresentação dos produtos e a manutenção dos contatos, bem como a ampliação de futuros clientes. O fato de estarem num mesmo estande também facilita o intercâmbio com outras empresas. Existe uma sinergia no grupo, que favorece inclusive a efetivação de negócios entre si.

TRANSMAQ Os diretores Gabriel Pedroso e Milena Pedroso, juntamente com a supervisora de Logística, Eva Rocha, retornaram à Mercopar, participando do estande coletivo. A parceria e o fato da logística ficar por conta da entidade tornaram a dinâmica mais viável para a atenção da efetivação exclusiva dos negócios. Nesta edição, potencializaram a visibilidade das duas empresas do grupo: Transmaq, referência em redutores e motorredutores de velocidade, atendendo diversos setores do mercado e oferecendo modelos para inúmeras aplicações, com sede em Sapucaia do Sul; e a +Gelato. A spin off (lançamento de um produto ou negócio, a partir de uma empresa já existente) é uma fabricante de máquinas de sorvete e açaí. Com um produto inovador na sua linha de produção, a +Gelato One é uma máquina que serve tanto açaí quanto sorvete, sendo a mais rápida, produtiva, lucrativa e confiável do mercado. A +Gelato produz máquinas de um, três e cinco bicos, com diversos tipos de configurações. Um mercado promissor para a empresa, que já possui 22 máquinas em Manaus, além de outras na Região Sul, inclusive em Caxias do Sul.

MISSÃO EMPRESARIAL

No dia 20 de outubro, o SINDIMETAL RS, em parceria com o SEBRAE, promoveu uma Missão Empresarial para a Mercopar, com representantes das empresas Alu-Cek, Crafer, Ferros Scharlau, Grefortec, Ifla, Irmãos Fuhr, Itecê, Lamaço, Metalúrgica Rio dos Sinos, Polako, RD-Flex, Sanlarte, Telas Muller e Transmaq.          

A programação incluiu também, uma visita técnica na indústria Marcopolo. Fundada em 1949, a empresa foi uma das primeiras indústrias brasileiras a fabricar carrocerias de ônibus, sendo protagonista no seu segmento em soluções de mobilidade de forma sustentável.

Jornalista Neusa Medeiros – Assessora de Imprensa
Reg. Profissional nº 5.062 | Edição 3 Comunicação Empresarial

Fotos: Divulgação SINDIMETAL RS e SEBRAE RS

Compartilhe nas redes sociais!