Programa Qualifica Indústria conta com o apoio da Câmara Temática de São Leopoldo

Somando ações que estão sendo movimentadas através da Câmara Temática da Indústria de São Leopoldo, ocorreu o Lançamento do Programa Qualifica Indústria através de ato de adesão, na Prefeitura Municipal, na quinta-feira, dia 11 de maio. O programa é uma iniciativa da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS), por meio do SENAI, visando oportunizar capacitações profissionais.

De um total de 4.500 vagas gratuitas, no Estado, 570 serão destinadas para São Leopoldo, envolvendo diversos cursos de qualificação nas áreas Metalmecânica, Eletroeletrônica, Logística, Construção Civil e Polímeros. Cada curso contabiliza, no mínimo, 160 horas, em turmas de 25 alunos, nos turnos manhã e tarde, que serão disponibilizados para trabalhadores da indústria e público em geral, com a idade mínima de 18 anos.

O gerente de operações do SENAI Plínio Gilberto Kröeff, em São Leopoldo, Sandro Bernieri, ressaltou a importância das respectivas opções de cursos, que visam a qualificação profissional em diferentes áreas. “O Programa Qualifica Indústria do Rio Grande do Sul ajuda o profissional a traçar uma caminhada com conhecimento técnico, estando assim mais preparado para as demandas da indústria, dentro da área de atuação escolhida”.

Segundo Sandro, a oferta será de cursos tradicionais do SENAI, alinhados com a expectativa de demanda na região, envolvendo as unidades de São Leopoldo”. Estarão disponíveis os seguintes cursos: Ajustador Mecânico, Desenhista Mecânico, Eletricista Predial, Fresador CNC, Montador de Painéis Elétricos Industriais, Montador Mecânico de Máquinas Industriais, Operador de Processos Logísticos, Torneiro CNC, Operador de Injetores para Termoplásticos e Operação de Máquinas para Transformação de Borracha.

O diretor regional do SENAI, Carlos Trein, destacou, que junto com a Prefeitura e demais parceiros, esse programa ganha vida e beneficia os trabalhadores e as indústrias da região, que passam a contar com profissionais mais qualificados para as suas demandas. “O SENAI formatou o programa, que ocorre gratuitamente, a partir da iniciativa de entidades como o SINDIMETAL RS, forte indutor destas demandas, que têm sido viabilizadas graças ao esforço e a união de muitas mãos”, destacou Trein.

INICIATIVA POSITIVA – Segundo o presidente do SINBORSUL, empresário Gilberto Brocco, “a indústria está de parabéns, pois tem trabalhado fortemente em direção à qualificação profissional, contando com parcerias estratégicas e com a relevância da Câmara Temática da Indústria de São Leopoldo, um esforço conjunto em prol do desenvolvimento do município”.

Para o vereador Gilmar Pinto, representante da Câmara Municipal de Vereadores na Câmara Temática, “essa pauta é estratégica para a sociedade, pois mobiliza diferentes frentes para um bem comum, um diálogo de portas abertas para boas oportunidades tanto para a indústria, quanto para os trabalhadores”.

No encerramento do evento, o prefeito Ary Vanazzi, enfatizou que nos momentos mais desafiadores precisamos buscar soluções. ‘Algumas decisões tomadas, como a criação da Câmara Temática da Indústria de São Leopoldo, abriram o diálogo tão necessário entre o poder público, entidades, empresários e trabalhadores. Essa sinergia formou uma unidade surpreendente entre todos os envolvidos”, destacou Vanazzi. “Somos uma cidade pujante, que está gerando bons frutos, com a abertura de novas oportunidades e a preparação de jovens para um mercado de trabalho, que exige qualificação e resultados”, concluiu.

Entre os participantes, prestigiaram o evento: Juliano Maciel, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Turístico e Tecnológico e representante da prefeitura na Câmara Temática da Indústria; Igor Dresch, representando o SINDIVEST; Valdair Pires Peck, da Bremm Peck e Cristiane Stoffel Pinheiro, representando o SINMAQSINOS; Lucas Azevedo, coordenador Técnico do SENAI; Carlos Diehl, professor da Unisinos e integrante da Câmara Temática da Indústria; Valmir Pizzutti, diretor Executivo e Cláudio Garcez, assessor de Desenvolvimento Industrial, ambos do SINDIMETAL RS; além dos empresários Valdir Hüning, da Sebras; e Roberto Petroll, da RPM; Aline Martins da Silva e Simone Delevati, da Gedore; Elisandra Castro, da RGE; e Jaqueline Massena, da Associação dos Moradores da Campina.

__________

Jornalista Neusa Medeiros – Assessora de Imprensa | Edição 3 Comunicação Empresarial

Fotos: Divulgação SINDIMETAL RS

Notícia relacionada:

Alinhamentos sobre a Câmara Temática da Indústria de São Leopoldo.

Compartilhe nas redes sociais!