Câmara Temática da Indústria recebe o Presidente do Conselho Nacional do SESI, no SINDIMETAL

A presença do presidente do Conselho Nacional do SESI, Vagner Freitas de Moraes, na sede do SINDIMETAL RS, na última quarta-feira, dia 19 de julho, marcou de forma especial a reunião do comitê executivo da Câmara Temática da Indústria de São Leopoldo (CTI).

Na ocasião, foram detalhados os objetivos e as ações previstas pela Câmara Temática com vistas a ampliar a sua abrangência, fortalecendo este movimento pioneiro no País. “Essa experiência inédita, construída através do diálogo e da construção coletiva, é exemplo para o Brasil”, assegura o presidente do SINDIMETAL RS, Sergio Galera.

Esse projeto tem um significado maior do que se pensou inicialmente, comentou Galera. “Reunir empresários, trabalhadores, poder público e universidade, antagônicos em alguns aspectos, o fez avançar com sucesso graças a ideia coletiva de industrializar esse País. A iniciativa tem tido resultados positivos, embora saibamos que não se muda uma cultura de uma hora para a outra”, enfatizou o presidente.

Galera reiterou a importância da visita do presidente do Conselho Nacional do SESI, pois a respectiva entidade está no centro do governo e algumas decisões tomadas aqui, dependem do poder central. A reforma tributária era um problema sério; a formação de mão de obra técnica; juros altos, e tantas outras demandas importantes para o desenvolvimento do País seguem exigindo ações rápidas. “Da nossa parte, o que podemos realizar, no município, estamos fazendo. Temos o apoio do poder público, que tem nos escutado, para juntos criarmos situações, que sejam favoráveis para todos nós, em prol da sociedade”.

Para Vagner de Moraes a experiência é extraordinária. “Temos que difundir e seguramente ampliar para outras regiões, essa belíssima ideia. São Leopoldo é uma das cidades mais industrializadas no Brasil, e demonstrou que essa experiência importante já deu certo. Vocês estão todos de parabéns.”

A iniciativa foi prestigiada igualmente pelas seguintes autoridades: Loricardo de Oliveira, presidente da Confederação Nacional dos Metalúrgicos; Claudir Nespolo, superintendente regional do Trabalho no Rio Grande do Sul; Juliano Colombo, Superintendente do SESI RS; Gilmar Goulart Pinto, representante da Câmara de Vereadores de São Leopoldo na Câmara Temática; e Sandro José Rigo, Decano da Escola Politécnica – Unisinos.

SAIBA MAIS

Instituída por meio do decreto nº 10.017 da Prefeitura de São Leopoldo em dezembro de 2021, a iniciativa visa recuperar e revitalizar o setor industrial de São Leopoldo. Além da Prefeitura, a Câmara Temática da Indústria é composta pela Câmara de Vereadores, 13 sindicatos da Indústria e dos Trabalhadores de São Leopoldo, Novo Hamburgo e região, ACIST-SL, FTMRS, CNM-CUT, Unisinos, IFSul – Campus Sapucaia do Sul, Escola Técnica Estadual Frederico Guilherme Schmidt, Escola Técnica Mesquita, SENAI, SESI e SEBRAE, além de outros atores que participam de forma eventual.

Para mais informações, acesse o site http://camaraindustriasaoleo.com.br/

__________

Jornalista Neusa Medeiros – Assessora de Imprensa | Edição 3 Comunicação Empresarial

Fotos: Divulgação SINDIMETAL RS

Notícia relacionada:

Programa Qualifica Indústria conta com o apoio da Câmara Temática de São Leopoldo.

Compartilhe nas redes sociais!