Experiência bem-sucedida

O comitê DL1, após concluir cinco anos de participação com ações focadas para este fim, reconheceu ser este o momento de ‘retribuir’ ao SINDIMETAL, através de uma ação concreta, as oportunidades e as experiências vividas a partir deste aprendizado coletivo. Após diversas reuniões, definimos a criação de um projeto, com o objetivo de estimular o pensamento associativo das empresas, que integram a entidade.

Reconhecemos a dificuldade de manter os empreendedores estimulados a produzir. A atual competitividade do mercado; o grande custo Brasil; a burocracia excessiva; o atraso logístico; a carga tributária elevada e complexa; as leis trabalhistas; a corrupção em diferentes instâncias s e a falta de estímulo para o setor industrial têm sido fortes empecilhos para a iniciativa privada. Como empresários temos poucos benefícios ao nosso favor.

Diante desta realidade, uma alternativa nos parece eficaz. Unificarmos os nossos esforços, fortalecendo os sindicatos das nossas categorias, para assim sermos mais fortes contra o que nos impede de competir com o mercado interno e externo. É através desse pensamento associativo, que vamos conseguir gerar resultados positivos para os nossos negócios.

Primeiramente, precisamos desmistificar, para muitos empresários, a imagem errônea de que o sindicato cumpre apenas o papel de arrecadador de contribuições. O SINDIMETAL faz muito mais pelas empresas. Além da negociação, por ocasião da convenção coletiva de trabalho, que é o produto principal de um sindicato, é fundamental que percebam a importância da representatividade e da força de uma entidade sindical.

Este será um dos grandes desafios que teremos pela frente para implantação deste projeto, que visa aumentar a participação e a presença das pessoas e empresas em nossas ações. Para unir os esforços e assim termos maior competitividade, necessitamos pensar em conjunto, participar de feiras, missões, visitas técnicas, palestras, rodadas de negócios, capacitações e comitês. Todas estas ações são economicamente viáveis para as pequenas e médias empresas ou quando temos uma demanda de várias empresas.

Historicamente o SINDIMETAL, vem colhendo ‘bons frutos’. Através de um grupo de empresas unidas, mobilizou a comunidade para a criação de um Distrito Industrial; fomentou a criação do comitê de jovens lideranças 1 e 2. Possui uma diretoria presente e participativa, com muitos empresários integrando os conselhos consultivos do SESI e do SENAI, além de contarmos com a forte presença do presidente e vice do nosso sindicato, na FIERGS, trabalhando pelos interesses da base sindical.

O movimento está acontecendo, mas precisamos de mais atuação efetiva de todos, pois acreditamos que é importante aumentar a participação das empresas nas atividades do SINDIMETAL. É fundamental que os empresários e diretores sejam integrantes ativos dos comitês e também sensibilizem as empresas sobre a importância dos conselhos SESI, SENAI e FIERGS.

Ao compararmos o nível do associativismo empresarial no Brasil com os países da Europa, vamos identificar que ainda estamos muito longe de atingir um resultado positivo, pois pouco conhecemos sobre as vantagens deste tema para nossas instituições.

Para que isso possa ser concretizado, será necessário realizarmos eventos com empresários com foco em associativismo; elaboração de artigos sobre este tema, para publicação no Informativo Espaço SINDIMETAL, além da produção de vídeos de curta duração abordando o assunto.

É exatamente este o nosso objetivo. Convidar todos os empresários para conhecer. primeiramente os benefícios que outros grupos já obtiveram, quando se uniam em prol da coletividade e, num segundo momento, avançar e fortalecer ainda mais a entidade.

Caroline Vargas, Marcelino Barth e Caroline Costella Foerth
Comitê Desenvolvimento de Lideranças 1
Artigo publicado no Espaço SINDIMETAL 56

Compartilhe nas redes sociais!