ASSOCIATIVISMO: a força ainda não explorada pela maioria dos empresários do País

O associativismo, além de tantas outras definições, pode também ser identificado como uma forma de atuar de maneira conjunta, através da união de empresas e entidades, promovendo a adoção de métodos de trabalho que estimulem a confiança, a ajuda mútua e o fortalecimento de uma categoria com interesses comuns nos aspectos econômicos, sociais, técnicos ou políticos.

Com este objetivo o SINDIMETAL, através de sua gestão atuante, focada e incansável, vem provendo ações para estimular o pensamento associativo, de forma a despertar o interesse de empresários a fazer parte, fortalecer e integrar este propósito.

Todo este processo irá oportunizar o encontro de lideranças interessadas em desenvolver-se de forma associativa. Para alcançar este fim, a caminhada é de muito trabalho. A atuação do empresário precisa ser prática e efetiva, integrando comitês, conselhos, assembleias e participando em eventos coletivos. Todas estas frentes já são disponibilizadas pelo SINDIMETAL e são muito pouco exploradas.

Precisamos nos imbuir que o associativismo é o caminho para buscar a superação de dificuldades e a obtenção de benefícios comuns e individuais. Com a mudança de atitude, rumo ao compartilhamento de interesses e ao agir coletivamente, as empresas se tornam cada vez mais fortes.

O futuro promissor carece de ações efetivas, de decisões coerentes, planejadas e programadas a longo prazo. Mediante as dificuldades impostas pela gestão do Brasil, não há indústria que sobreviva pensando individualmente. Temos que nos convencer que o futuro da indústria está no associativismo, assim como a administração do nosso País. O meio para a competitividade está na capacidade da indústria fazer sua visão ser considerada pelo governo e pela sociedade. Quanto mais integrados estiverem as empresas e suas entidades de representação, mais forte será o tom desta união, mais forte será o reflexo desta combinação e mais fortes serão as consequências desta ligação.

Neste contexto, podemos observar que o trabalho é árduo. Superar todos estes desafios e fortalecer a indústria nacional são incumbências que dependem de um setor produtivo engajado. As indústrias precisam estar atentas, conectadas às mudanças de cenários e à presença das adversidades e austeridades. Independentemente de seu porte ou produto, as empresas juntas são mais fortes, aumentam seu poder de persuasão, de reação e a capacidade de representar seus interesses.

O cenário acima disposto é de reflexão e permite identificar que atuar de forma associativa e participativa tem relação direta com melhores resultados à indústria, sociedade e País. Somente teremos êxito se agirmos de forma associativa. O SINDIMETAL oferece os meios e promove as oportunidades para que você empresário, atue neste processo.

Caroline Goulart Costella Foerth e Rafael Copé Heller
Comitê Desenvolvimento de Lideranças 1
Artigo publicado no Espaço SINDIMETAL 58

Compartilhe nas redes sociais!