SINDIMETAL RS, STIHL e GEDORE com estandes no Encontro Econômico BRASIL-ALEMANHA

As oportunidades de negócios e a aproximação entre empresas brasileiras e alemãs marcaram a 35ª edição do Encontro Econômico Brasil- Alemanha (EEBA), que ocorreu na FIERGS, em Porto Alegre, no período de 12 a 14 de novembro. O SINDIMETAL RS, com sede em São Leopoldo - "Berço da Imigração Alemã", esteve presente num estande institucional, de 16m², assim como as associadas Stihl e Gedore.

Foram cem empresas expositoras, sendo 80 brasileiras e 20 alemãs. A programação, que mobilizou o recorde de mais de 2,6 mil participantes, contou com palestras, seminários, visitas técnicas e encontros de negócios. O evento registrou a presença de autoridades, como o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio e Serviços (MDIC), Marcos Pereira; governador do Estado do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori; e presidente da CNI, Robson Braga de Andrade.

Durante a cerimônia de abertura do evento, o presidente da FIERGS, Gilberto Porcello Petry, destacou que a edição do EEBA no Rio Grande do Sul “é a afirmação de que a história rio-grandense, marcada pela imigração alemã, dá origem a uma nova etapa nas nossas relações econômicas. É, portanto, o anúncio de um futuro de vigorosa cooperação entre as duas nações”, afirmou Petry.

O evento contou com a parceria da Apex-Brasil; do governo do Estado do Rio Grande do Sul; da prefeitura municipal de Porto Alegre, com apoio do  SEBRAE-RS e da Câmara Brasil-Alemanha de Porto Alegre, contando também com os patrocínios de: Commerzbank, Fraport, Gerdau, Stihl, Ibravin e Wines From Brazil, Banco do Brasil, Bayer, Badesul.

AVALIAÇÃO – O EEBA 2017 foi uma realização da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e da Federação das Indústrias da Alemanha, com organização da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS). O mesmo esteve focado em temas, que afetam a competitividade do setor produtivo como: indústria 4.0, parceria e cooperação em Internet das coisas e startup, eficiência energética, infraestrutura e cidades inteligentes.
Para o vice-presidente do SINDIMETAL RS, Arno Tomasini, vice-presidente da Stihl, uma das empresas patrocinadoras do evento, a iniciativa foi uma conquista da FIERGS, que trouxe para o Estado um evento com essa abrangência internacional, propiciando a troca de informações e a oportunidade de novos negócios entre empresas brasileiras e alemãs. “Na realidade, o fato desse encontro acontecer no Sul do País, contribui para que os empresários alemães percebam que temos oportunidades nessa região, além de Centros de Pesquisa de destaque, onde há boas perspectivas de investimentos e parcerias”, destaca Tomasini.

Integrante da equipe Sebras, Lurdes Regina Silva esteve visitando o EEBA onde reencontrou vários clientes da empresa. “A experiência foi muito válida, pois somada ao contato direto com estabelecimentos, que já são atendidos pela Sebras, também foi possível prospectar novos contatos profissionais, inclusive com o setor de projetos de grandes empresas, surgindo possibilidades de negócios promissores igualmente com outros segmentos”, relata Lurdes.

Segundo o diretor Executivo do SINDIMETAL RS, Valmir Pizzutti, "a participação da entidade, neste evento,  contribuiu igualmente para a consolidação de sua missão, o fortalecimento do Sindicato, a divulgação e a valorização de suas ações; além do acesso direto a lideranças empresariais".

A 36º edição do evento será realizada em 2018, na cidade de Colônia, na Alemanha.