Seminário sobre Cargos e Salários apresenta aspectos relevantes para as empresas

O SINDIMETAL RS promoveu, através do Comitê Gestão de Pessoas, o Seminário Cargos e Salários, no dia 25 de julho, no horário das 8h30min às 11h, em sua sede.

A atividade, estendida para os demais comitês e grupos da entidade, foi conduzida com muita propriedade pela coordenadora do Comitê, Patrícia Misturini, gestora de RH, da empresa Ferramentas Gedore.

Ao abordar o tema, Patrícia reforçou a importância da estrutura dos cargos estar devidamente organizada na empresa, para que possam ser definidos os respectivos salários. “De todos os processos que envolvem o setor de Recursos Humanos (RH) nas empresas este é o mais importante, por esta razão deve ser estruturado a partir do equilíbrio interno (hierarquia de cargos) e do equilíbrio externo (mercado)”, salienta.

Segundo a palestrante, um bom plano de cargos e salários, deve estabelecer uma política salarial justa e competitiva, com base nos fatores internos correlacionados a valores de mercado, elaborando normas que assegurem um tratamento equitativo.“Determinar estruturas salariais capazes de reter seus profissionais e de atrair colaboradores para atividades específicas, lembrando-se de definir regras claras e iguais para todos, é primordial”, assegura Patrícia. A definição do perfil do cargo deve levar em consideração também para onde a empresa está sendo direcionada. “As responsabilidades básicas de cada cargo na organização precisam ser definidas claramente, com os respectivos valores, para que seja estabelecido um equilíbrio interno, sem distorções salariais e de acordo com as referências de mercado”, afirma.

FASES DE IMPLANTAÇÃO – Para a palestrante, harmonizar os interesses econômico-financeiros da organização, com os interesses de crescimento de vida de seus colaboradores é uma equação que precisa ser realizada. Outro aspecto a ser considerado é a racionalização da estrutura organizacional, que deve possibilitar a redução/ simplificação, bem como servir de base para a evolução quantitativa dos profissionais.

A primeira fase é de organização e planejamento, onde o legítimo envolvimento e interesse do corpo executivo com relação ao projeto são definitivos para o sucesso do trabalho.

A fase dois diz respeito à divulgação. É importante dar conhecimento a todos os níveis da organização acerca dos objetivos e da metodologia a serem empregados, bem como o de buscar uma postura participativa e o comprometimento de todos. É fundamental estabelecer um canal de comunicação único e transparente, minimizando expectativas geralmente criadas por falta ou omissão de informações.

Na fase três, referente ao levantamento das atribuições, são identificadas todas as funções; seguindo, a descrição do cargo, na fase quatro; a avaliação e classificação dos cargos, na cinco; e pesquisa salarial, na fase seis. Na sequência – fase sete - é realizada a determinação da estrutura salarial, “onde a empresa deverá fazer o ‘casamento’ entre a avaliação de cargos e os resultados da pesquisa salarial; é o momento onde se calcula os valores das faixas salariais para cada cargo ou grupo dentro da empresa, bem como quando a organização irá determinar o ‘grau de agressividade’, definido pelo salário médio de mercado”, destaca Patrícia.

Já na fase oito, acontece o exercício de enquadramento de cargos e salários, onde o que vale não é o nome do cargo, mas o que o funcionário realmente faz. E, na última implantação, a fase nove, que diz respeito à política de cargos e salários, onde é concluída a criação e implantação do programa de cargos e salários, bem como os mecanismos de manutenção dos mesmos, lembrando que todos os cargos têm limitadores.

Segundo Patrícia, as carreiras estão cada vez mais horizontais. “Precisamos trabalhar com projetos, que envolvam mais pessoas, para darmos conta de tantos desafios”.