18º ENCONTRO DE NEGÓCIOS METALMECÂNICO movimentou mais de 350 agendas no SINDIMETAL RS

O SINDIMETAL RS, em parceria com o SEBRAE RS, mobilizou, nesta quinta-feira, dia 25 de agosto, 21 empresas compradoras e mais de 100 vendedoras, durante o 18º Encontro de Negócios Metalmecânico. O evento, que contabilizou mais de 350 agendas de trabalho, ocorreu no Centro das Indústrias, junto à sede da entidade, em São Leopoldo, no horário das 13h às 18h.

Durante a abertura, o diretor Executivo do SINDIMETAL RS, Valmir Pizzutti, destacou a satisfação de receber os representantes das empresas, neste encontro presencial, após dois anos de pandemia. “Estamos retomando este modelo, que atende às necessidades de compradores e vendedores, desejando contribuir para um pleno aproveitamento desta dinâmica, em prol dos bons negócios”, registrou Pizzutti.

Para o gerente da Regional Sinos, Caí e Paranhana, do SEBRAE gaúcho, Marco Aurélio Copetti, o Encontro de Negócios acontece num momento importante, quando as empresas estão revendo a carteira de suprimentos, em função do atual momento econômico, que é estrutural. “Nesta conjuntura, as grandes empresas olham para a cadeia produtiva e estabelecem oportunidades de negócios, é portanto neste momento, que as empresas precisam estar mais competitivas e produtivas. Entendemos os desafios a serem enfrentados e desejamos contribuir com estratégias produtivas, para auxiliar a avançar e oportunizar bons espaços para negócios e parcerias relevantes”, afirma Copetti.

A dinâmica do Encontro de Negócios, realizado no formato de Projeto Comprador, consiste em reuniões agendadas pelos compradores – empresas de médio e grande porte, com base nas suas principais demandas. As agendas têm duração de 15 minutos e objetivam promover reuniões focadas na cadeia metalmecânica, entre pequenas e grandes empresas, vendedoras e compradoras, para contatos e possível efetivação de negócios.

Segundo o presidente do SINDIMETAL RS, empresário Sergio Galera, “após uma parada necessária, retomar com um evento deste porte, bem representado e somado a uma forte interação entre as empresas, nos estimula a seguir investindo em novas oportunidades”. Para Galera, a ‘cereja do bolo’, que valoriza ainda mais a iniciativa, é a possibilidade de poder contatar, numa única tarde, com diferentes empresas, otimizando o tempo e direcionando ao real interesse das mesmas. “O ganho é imensurável”, avalia Galera.

Prestigiaram o evento as seguintes empresas compradoras:
AraucoDarcy PachecoFCCGedoreGrefortecHigraHospital São Lucas da PUC/RSHTMicronImecoIMI CCI BrasilIndustrial PagéInfasulKehl, KruppOrtobrasRegal Rexnord SimerosSulpolStihlTanac e Viemar.         

Os alimentos arrecadados, por ocasião da inscrição de 1kg de alimento não perecível, serão doados para o Banco de Alimentos Vale do Sinos.

Depoimentos de algumas empresas compradoras
Consenso entre os participantes: retomada dos negócios com toda força e vigor

ARAUCO/ Montenegro – Leonardo Correia, comprador de Serviços, avaliou positivamente a oportunidade diferenciada para conhecer novos contatos. Dentro das expectativas da empresa, as agendas foram muito úteis. Com certeza iremos ampliar o leque de fornecedores a partir destes contatos realizados”. Estavam presentes também, como compradores, Fabiola Brizola da Silva e Rafaela da Silva dos Reis.

DARCY PACHECO – Nova Santa Rita – Carolina Ferreira de Avila, líder de Compras; e Jeferson Warmling, gerente de Suprimentos, estiveram representando a empresa, junto ao evento. Um diferencial interessante é que a logística aproxima fornecedores, gerando novas oportunidades. Foram 16 agendas, com um grande potencial para negócios. O nível das empresas vendedoras é muito bom, o que certamente irá facilitar futuras agendas”.

FCC/ Campo Bom – Carla Flesch, compradora de Indiretas, participou pela primeira vez e avaliou como muito produtivo o encontro. “A empresa vive num crescente e estamos em busca de novos fornecedores, que atendam as expectativas e possam gerar bons negócios”.

GEDORE/ São Leopoldo – Para Solange Müller Ferraz, Compradora, desde 2015, a retomada dos eventos presenciais é um ótimo espaço para gerar negócios. “A metalúrgica está em alta e tem oferecido oportunidade para as empresas novas se projetarem. Neste encontro é possível conhecer novos produtos e outros fornecedores, ampliando o leque de possibilidades. É viável perceber inclusive uma melhor apresentação das empresas vendedoras, que estão mais preparadas e seguras para os novos desafios”.

GREFORTEC/ Portão – O gerente de Negócios, Leandro Gonçalves e Silva, compareceu ao evento pela primeira vez como comprador. “A participação se deve ao fato de a empresa necessitar de novos fornecedores da região. Hoje o mercado já melhorou, mas os prazos de entrega ainda estão longos. Existe uma demanda reprimida de capacidade de fornecedores, aliada a falta de mão de obra qualificada na região, que nos mobiliza a prospectar novos contatos”.

HIGRA/ São Leopoldo – Vagner Gonçalves da Silva, analista de Qualificação de Fornecedores, responsável pela parte técnica da empresa, participou juntamente com Fábio Yukio Miyabara, da área de Compras, e ambos avaliaram positivamente o evento. “A empresa está num crescente e a busca de novos fornecedores é uma necessidade real, para atender essa cadeia de alta performance. A expectativa é excelente para ampliar o número de novos parceiros, que tenham conteúdo técnico, passem credibilidade e agreguem experiência com outros clientes. Essa dinâmica é fantástica e contribui muito para as reais chances de negócios.” Estava presente também, como compradora, Camila Ribeiro de Oliveira.

HOSPITAL SÃO LUCAS/ Porto Alegre – Djalmo Santos Gonçalves, comprador há quatro anos e funcionário há 42 anos da empresa, participou pela primeira vez, com o objetivo de ampliar o número de fornecedores na área de Manutenção, além de aumentar o leque de prestadores de serviços. O evento é diferenciado, bem focado nos negócios”.

HT MICRON/ São Leopoldo – Participando pela primeira vez como compradora, Egle Pereira, do setor de Compras, aprovou o formato do evento. “Esse contato pessoal aproxima as empresas e oportuniza novas conexões profissionais. O nível das empresas vendedoras foi muito bom, especialmente na área desejada. As chances de efetivar negócios são reais, especialmente de manutenção”.

IMECO/ Novo Hamburgo – Os compradores Vanderlei Kiss Frey e Scheila Lucindo dos Santos avaliaram positivamente o evento. “Uma oportunidade única, num só lugar, onde foram atendidas 14 agendas, com foco no que se espera. Um bom nível de conhecimento das empresas vendedoras, contribui para ampliar as possibilidades de futuros contatos. Na sequência, serão realizadas cotações para verificar a viabilidade de negócios”.

KEHL/ Novo Hamburgo – O diretor e gerente de Compras, Leandro Elias da Silva Kehl, participou pela primeira vez do evento e avalia como positiva a experiência. “O diferencial é que neste formato as agendas são direcionadas, é possível, inclusive, conhecer os fornecedores e realizar uma filtragem por ordem de importância comercial. As empresas vendedoras estão preparadas e certamente podem atender as nossas demandas. A expectativa é de bons negócios”.

ORTOBRAS/ Barão – Wagner Bourscheid avaliou como muito válida a forma como o evento é conduzido, otimizando o tempo e atendendo diversas empresas numa mesma tarde. Buscamos qualidade, preço justo, logística e comprometimento. Com estes requisitos acreditamos que faremos bons contatos a partir das agendas realizadas neste evento”.

PAGÉ/ Araranguá/ SC – A compradora Agnes Ferraz ressaltou que a possibilidade de novos contatos chamou muita atenção neste formato de evento. Das várias agendas atendidas, algumas certamente poderão evoluir para um novo fornecedor, com chances de futuros negócios. Estava presente também, como comprador, Alisson Gonçalves Pereira.

SIMEROS/ Cachoeirinha – Para a coordenadora de Compras, Letícia Bittencourt Silva, “a experiência é muito válida. O foco da participação foi buscar novos prestadores de serviço, dentro dos critérios, que atendam a empresa, entre eles a ISO. As agendas realizadas se encaixaram positivamente como bons fornecedores”. Estavam presentes também, como compradores, Ignácio Melito, Thales Gomes Przygodzinski e Alan Goulart Gonçalves.

STIHL/ São Leopoldo – A empresa esteve representada por Viviane Tondo e Débora Moehlecke, da área de Compras, que avaliaram como positiva a experiência. “Algumas empresas inclusive já são fornecedoras, mas com o aprofundamento dos contatos e a ampliação da gama de serviço, novas possibilidades certamente irão ocorrer. Nosso foco é na área fabril, manutenção industrial, serviços e equipamentos”.

VIEMAR/ Viamão – O comprador Thiago Queiroz, ficou satisfeito em conhecer novas empresas. A troca de informações e de ideias durante o evento facilita muito a avaliação das empresas. Foram 12 agendas com vários potenciais para negócios. Buscamos fornecedor de itens de manutenção, prestação de serviços em geral e aquisição de equipamentos. No dia a dia, acabamos não tendo disponibilidade para conhecer tantas empresas num curto espaço de tempo. Esse formato favorece muito a integração entre comprador e vendedor.

Fotos: Divulgação SINDIMETAL RS

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