Indústria presente na Mostra de Tecnologia e Inovação com Ciências de São Leopoldo

Foi inaugurada nesta terça-feira, dia 13 de setembro, no Ginásio Municipal Celso Morbach, em São Leopoldo, a 10ª edição da Mostra de Tecnologia e Inovação com Ciências (Motic São Leo Internacional). A visitação segue aberta ao público até sexta-feira, dia 16.

A Motic é um evento aberto à Rede Municipal de Ensino de São Leopoldo, voltado à difusão e à promoção da pesquisa e da investigação científica em seus níveis de ensino. Na ocasião, estudantes e professores da Educação Infantil ao Ensino Fundamental do Ensino Público e Privado do município de São Leopoldo, Brasil e do exterior estão participando da respectiva Mostra. Nesta edição, o evento acontece em formato híbrido, presencial e on-line, com a participação de projetos de outros municípios, estados e países convidados.

Voltado à difusão e à promoção da pesquisa e da investigação científica, em seus níveis de ensino, a Mostra conta também com a participação da indústria, com empresas associadas ao SINDIMETAL RS. Prestigiam o evento, as seguintes empresas: Copé, Gedore e Gerdau.

ABERTURA – Contando, nesta edição, com 163 projetos municipais, estaduais e privados, a Mostra possui 46 escolas inscritas e convidadas pelo município, estado e País, nas categorias Educação Infantil, Emef 1, Emef 2, Emef 3, EJA, Ensino Médio e Ensino Técnico. As avaliações dos projetos serão realizadas com a parceria de 120 avaliadores.

O prefeito Ary Vanazzi abriu oficialmente a Motic, na presença de autoridades locais e homenageando a ex-secretária municipal de Educação, Maria Luiza Sedrez e a professora Ângela Dillenburg, ambas pioneiras na criação e incentivo de novas práticas educacionais. “Cumprimento especialmente essas duas educadoras, que tiveram a luz, na época, de criar essa Mostra, que segue promovendo o conhecimento e a ciência”.

“Hoje, quando entrei aqui, fiquei emocionado, porque o que está acontecendo neste local é fruto de uma construção que ocorre desde 2006. Esse projeto estratégico tem como objetivo transformar as nossas escolas e a cidade em um centro de criação, inteligência, ciência e pesquisa. Nós queremos tornar a Motic cada vez maior, com a participação de mais países”, afirmou o prefeito Ary Vanazzi.

O titular da Secretaria Municipal de Educação (Smed), Ricardo da Luz comentou que a rede municipal de Educação é conhecida no País pelo seu compromisso com a construção de uma educação pública de qualidade e isso é graças ao esforço de todos os profissionais, que trabalham com afinco pelo ensino da nossa cidade”.

A presidente do Ceprol, Cristiane Mainardi, frisou a importância do compartilhamento de saberes. “Nós fizemos o nosso primeiro congresso de educação essa semana e construímos a plataforma da educação da Rede Municipal de São Leopoldo, que dialoga muito com a Motic, onde existe o compartilhamento de saberes de pesquisa científica e social”.

Para a professora Maria Luíza Sedrez, uma das idealizadoras da primeira Motic, “estar nesse ginásio decorado e ver a alegria das crianças traz uma felicidade imensa. A construção da Motic passa direto pelo prefeito Vanazzi, que desde o início nos apoiou e incentivou a criação desse projeto”. E conclui: é muito bom viver e ver que a gente faz a diferença”.

Para o diretor Executivo do SINDIMETAL RS, Valmir Pizzutti, “um projeto desta magnitude, possui no centro, a transformação da educação em direção ao mercado de trabalho. ‘É a primeira participação da entidade na Motic e estamos confiantes, que a parceria já está consolidada. Desejamos valorizar e estimular a inovação nas crianças, que são o futuro da indústria. Uma oportunidade singular para que os estudantes tenham um novo olhar para o setor industrial”, destaca Pizzutti.

A Motic visa despertar o interesse dos estudantes e dos professores para o desenvolvimento de projetos de Iniciação Científica e Tecnológica, desde a Educação Infantil ao Ensino Médio. A iniciativa objetiva também promover a pesquisa científica no ambiente escolar, estimulando a criatividade, a curiosidade, a produção e o compartilhamento do conhecimento. Além disso, visa contribuir para divulgar os projetos de pesquisa realizados nas escolas, incentivando igualmente a troca de experiências e aprendizagens com outras culturas.

Fotos: Divulgação SINDIMETAL RS

Estande da indústria na Motic