Grupo Estratégico Atração de PESSOAS segue fortalecendo suas ações

O desenvolvimento da indústria, por meio da qualificação, encontra no SINDIMETAL RS um forte aliado. Devido a isso, com a revisão do planejamento estratégico da entidade, foi ajustada a nomenclatura do grupo, contendo “pessoas” em seu nome, tornando seu objetivo mais humanizado. O Grupo Estratégico Atração de Pessoas, então, tem sido um importante parceiro em diferentes iniciativas, buscando a captação de talentos e o aprimoramento de outros tantos trabalhadores, que já estão atuando no mercado de trabalho. A indústria não para e necessita deste movimento.

Sob a coordenação da empresária Sofia Copé Heller Michel, da Copé, as reuniões do Grupo Atração de Pessoas ocorrem mensalmente, nas terceiras quintas-feiras. Além de gestores das empresas associadas Artestampo, CCV, Copé, Erps, Gedore, Gerdau, Sebras, SS Usinagem, Stihl e Taurus, o SENAI também participa ativamente, desde abril de 2022.

A entidade sempre foi proativa em direção ao desenvolvimento do segmento e em prol das suas associadas e filiadas. Em 2019, “com o objetivo de desenvolver soluções, para sermos cada vez mais assertivos na promoção de ações, que gerem valor para as empresas, lançamos os Grupos Estratégicos”, registrou o presidente do SINDIMETAL RS, empresário Sérgio Galera, por ocasião do evento de apresentação, no dia 25 de abril daquele ano.  Foi uma readequação no formato dos grupos de trabalho, já existentes.

“Como é preciso se reinventar, para alcançar novos e eficazes resultados, acreditamos que essa iniciativa, planejada a partir de pesquisas aplicadas pela entidade, irá fomentar o pensamento conjunto entre as empresas, estimulando a motivação e a criatividade”, destaca Galera.

Pois assertivamente, deste a sua criação, tem sido assim. O trabalho realizado em rede, que conta com diversas forças, novos olhares e muita cooperação, tem fomentado o desenvolvimento das empresas e vem motivando os empresários a pensar em conjunto em busca de novos talentos e iniciativas para atrair pessoas para a indústria.

DISPOSIÇÃO PERMANENTE

Essa dinâmica, em direção à produtividade, está sempre sendo analisada e ajustada visando um movimento permanente, que não se esgota. Um exemplo forte foi verificado na pandemia, com ações firmes e um calendário de cursos organizados em conjunto com o SENAI, numa iniciativa assinada pelo grupo.

As opções de cursos de qualificação, oferecidos pelo SENAI, com discussões em torno da falta de pessoas qualificadas, foram originados a partir de uma pesquisa entre as associadas, para verificação de demandas, que gerou um cronograma, aplicado desde 2021. O curso de Ferramenteiro, iniciado em 2022, que segue em andamento, contou com mobilização e apoio de algumas empresas do grupo para ajustes da grade curricular e negociação de valores.

Outra ação importante do grupo foi a participação de três empresas – Copé, Gedore e Gerdau, no estande do SINDIMETAL, junto à 10ª edição da Mostra de Tecnologia e Inovação com Ciências (Motic São Leo Internacional), registrando a presença da indústria, pela primeira vez na mostra, em 2022.

Além da qualificação, uma ação louvável tem sido a disposição das empresas em abrir as portas das suas indústrias para receber jovens aprendizes e instrutores, numa parceria com o SENAI e a Escola Técnica Frederico Guilherme Schmidt. Outro desafio para o grupo é envolver alunos do 9º ano do Ensino Fundamental nestas visitas, com o objetivo de apresentar a indústria para os discentes. Na ocasião, conhecem os processos produtivos, aproximando os futuros trabalhadores de um mercado gigante, que precisa estar preparado, com profissionais qualificados e interessados em desvendar novas demandas. Já ocorreram visitas na Artestampo, CCV, Copé, Gedore, Gerdau, Grefortec, Regal Rexnord, Sebras e Stihl.

Somando esforços, a participação do SINDIMETAL junto à Câmara Temática da Indústria de São Leopoldo (CTI), tem sido mais uma ação forte pensando na atratividade para a indústria. Instituída em dezembro de 2021, a Câmara visa recuperar e revitalizar o setor industrial do município, pensando no desenvolvimento pessoal e coletivo. A primeira reunião do GE Atração de Pessoas, neste ano, contou com a presença do comitê executivo, a fim de apresentar proposições para a CTI, que inclusive elencou possibilidades de auxílio para o desenvolvimento do seu trabalho.

Todas as boas iniciativas do grupo são bem-vindas e já estão repercutindo no movimento e na oxigenação do segmento, sempre em busca de novos talentos. Como bem o nome do grupo expressa, Atração de Pessoas nasceu e vem se fortalecendo em benefício das indústrias, mas também de quem está interessado em alavancar a sua carreira, com boas oportunidades de qualificação e crescimento.

Mais informações sobre o grupo podem ser obtidas junto ao SINDIMETAL, através do fone (51) 3590-7704.

__________

Jornalista Neusa Medeiros – Assessora de Imprensa | Edição 3 Comunicação Empresarial