Encontro de Fornecedores Manutenção amplia contatos e movimenta o mercado

Otimização do tempo e boas perspectivas de negócios marcaram positivamente o Encontro de Fornecedores Manutenção, nesta quinta-feira, dia 27 de outubro, das 8h às 12h, na sede do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico e Eletrônico de São Leopoldo (SINDIMETAL).

Adequação à NR 12, Manutenção Eletrônica e Mecânica, Reparo de Equipamentos Eletrônicos e Hidráulicos, e Usinagem de Manutenção foram os itens em evidência neste primeiro encontro específico para empresas vinculadas ao SINDIMETAL,  fornecedoras de manutenção. A iniciativa foi motivada pela necessidade das empresas associadas Gedore, Gerdau, Inpel, Rexnord e Stihl, denominadas âncoras, demandarem serviços e produtos deste setor.

O formato do evento foi de uma Arena de Negócios e consistiu em reuniões com apresentação de empresas entre si, de forma simultânea. “O modelo se destaca pelo dinamismo e propicia de forma mais assertiva a apresentação pelas empresas, dos seus produtos e serviços. É uma oportunidade para interagir com compradores e vendedores num só evento”, justifica o diretor Executivo do SINDIMETAL, Valmir Pizzutti.

Todas as empresas participantes, além das cinco âncoras, estiveram nas mesas de negociação, participando de rodadas com duração de 15 minutos. Cada empresa teve 1 minuto e 50 segundos para realizar a sua apresentação. Ao todo ocorreram oito ciclos de rodadas, com sete mesas, sendo que a mudança ocorreu a cada 2 minutos.

EXPECTATIVAS – Para Jair Babinski Ramos, supervisor de Manutenção da Gedore, há 27 anos, este formato de Arena de Negócios veio ao encontro das necessidades da empresa. "Esse momento oportunizou a parceria com fornecedores capacitados para atender as demandas, levando em conta o prazo de entrega, o preço e a qualidade dos serviços”, justificou.

Existe uma demanda reprimida, na questão de bons fornecedores. Há 29 anos na empresa, Augusto Eugênio Blume, supervisor de Manutenção Elétrica, da Gedore, comenta que a dificuldade de encontrar novas soluções poderá ser amenizada através de encontros como este, onde o tempo é otimizado e os interesses estão bem direcionados para as mesmas demandas.  A abertura de novos contatos de fornecedores é sempre bem-vinda, salienta Renato Flores, do setor de Compras da Gedore. Com 24 anos de atuação, aprovou a iniciativa focada nas reais necessidades da empresa.

A primeira participação de Marcio Osório, do setor de Manutenção e Engenharia, da Rexnord, foi muito positiva. A busca por novos fornecedores, nesta área, é uma necessidade e contatar com várias empresas num único turno, otimiza o nosso tempo e qualifica o trabalho”, destaca. Já Alexandre Emerim, atuando como Comprador, há seis meses na empresa, aprovou a iniciativa, pois certamente irá ‘abrir portas’ para novos contatos. “A troca de informações entre as empresas âncoras e fornecedores foi muito rica e produtiva”, afirma.

Associada recente do SINDIMETAL, a empresa Crescer Engenharia, de São Leopoldo, que atua nas áreas de automação e manutenção há quatro anos, esteve representada pelo diretor Cristiano Nazário. “A experiência foi muito enriquecedora, pois além de uma aproximação com futuros clientes é possível realizar parcerias importantes, além de conhecer outras empresas do segmento”, destaca.

Para Samuel Quadros, da Hidrotec, vendedor a cinco anos da empresa, o encontro possibilitou o contato com potenciais clientes. “É uma opção interessante de se estabelecer novas parcerias. Um momento único que foi bem aproveitado”, comenta.

INICIATIVA - Segundo o vice-presidente do SINDIMETAL e diretor da Gedore, Volker Lübke, a ideia desse Encontro de Fornecedores Manutenção surgiu a partir da necessidade das empresas âncoras.

“As empresas, em geral têm um custo elevado de manutenção e este encontro visa justamente atender este ‘gargalo’, suprindo suas demandas com fornecedores, que agregam confiabilidade. É uma grande oportunidade igualmente para os fornecedores, que através de uma iniciativa dinâmica e prática podem apresentar os seus serviços”, enfatiza. Além disso, “ajuda a entidade a cumprir sua  missão que é Representar, Integrar, Defender e Promover o desenvolvimento empresarial da categoria representada, visando a competitividade e a excelência”, destaca.

Neusa Medeiros
Jornalista - Reg. Profissional nº 5.062
Assessora de Imprensa do SINDIMETAL
Edição 3 - Comunicação Empresarial Ltda.