Conselhos Consultivos Unificados do SESI e do SENAI empossados pelo Presidente da FIERGS na sede do SINDIMETAL RS

Posse Conselhos Consultivos Unificados SESI SENAI no SINDIMETAL RS

O SINDIMETAL RS sediou, nesta quarta-feira, dia 10 de outubro, a Solenidade de Posse dos Conselhos Consultivos Unificados do SESI e do SENAI, das cidades de Esteio, Montenegro, Novo Hamburgo, São Leopoldo, Sapiranga e Sapucaia do Sul, que atuarão no triênio 2018-2020.

O evento, prestigiado por lideranças sindicais patronais e gestores de diferentes segmentos, foi conduzido pelo presidente da FIERGS/CIERGS, empresário Gilberto Porcello Petry. A mesa oficial foi composta também pelo presidente do SINDIMETAL RS, Raul Heller, diretor do CIERGS e membro do Conselho Regional do SESI; e pelo presidente da Stihl Ferramentas Motorizadas, Claudio Guenther, presidente do Conselho Consultivo SESI e SENAI de São Leopoldo.

Ao saudar os presentes, o presidente do SINDIMETAL RS, empresário Raul Heller, que atua no Sistema SESI e SENAI há mais de 30 anos, fez um breve histórico sobre a mudança nos Conselhos Consultivos proposta pelas lideranças da região. “A partir de uma ação coletiva, entre empresários e presidentes de sindicatos da região do Vale do Sinos, Caí e Encosta da Serra, originou-se, em reuniões ocorridas no SINDIMETAL RS, a proposição de uma mudança nos Conselhos Consultivos do SESI e do SENAI”, relatou Heller. “O novo modelo de atuação objetivava aprimorar os processos e melhorar sua operação, unindo interesses comuns”.

No dia 10 de julho de 2018, foi aprovada na FIERGS a criação dos Conselhos Consultivos, de atuação unificada, em regiões atendidas pelo SESI e pelo SENAI. Esta resolução, reduziu o número de Conselhos Consultivos no Estado, que passou de 87 para 27, sendo 6 na região do Vale do Sinos, Caí e Encosta da Serra, cujos conselheiros foram empossados neste evento.

“Com a nova normatização, a nominata passa a ser elaborada a partir das indicações dos sindicatos patronais atuantes na área de abrangência dos conselhos”, relata Heller. “Assim, teremos, neste ambiente, empresários e gestores realmente comprometidos com o setor industrial e as entidades que os representam”, destacou.

Ao fazer uso da palavra, o empresário Claudio Guenther, que falou em nome dos conselheiros, enfatizou que “se quisermos um País competitivo, precisamos ampliar o conceito tecnológico e investir em educação”. É preciso dar mais valor para a indústria local e utilizar mais a estrutura do SESI e do SENAI, em benefício das nossas empresas e da sociedade em geral, relatou Guenther.

AÇÃO PIONEIRA - No seu pronunciamento, o presidente do Sistema FIERGS, Gilberto Petry, fez questão de destacar a forte identificação afetiva que possui com a região. “É uma alegria estar aqui e empossar os seis Conselhos Consultivos Unificados do SESI e do SENAI, que de forma pioneira no Estado passarão a vivenciar um novo momento”, assegura Petry. “A criação de Conselhos Consultivos unificados faz parte da busca por uma maior produtividade. Queremos que esse exemplo seja ampliado”, destacou, ao agradecer “ao companheiro Raul Heller, que foi apoiador de primeira hora desse novo modelo, que está sendo implantado”.

Após as lideranças serem empossadas, pelo presidente Gilberto Petry, os industriais, que passam a ser Conselheiros do SESI e do SENAI, foram nominados e saudados pelos presentes.

A FIERGS também esteve representada pelo diretor-Superintendente do Sistema FIERGS/CIERGS, Carlos Heitor Zuanazzi; diretor-Superintendente do SESI-RS, Juliano André Colombo; e diretor Regional SENAI/RS, Carlos Artur Trein.

ATUAÇÃO - Os Conselhos Consultivos Unificados SESI e SENAI objetivam colaborar com os Conselhos Regionais, assessorando-os quanto à identificação das necessidades das indústrias. Também visam apoiar as iniciativas do Sistema FIERGS/CIERGS, para o atendimento destas necessidades.

Além dos Conselhos Consultivos, existem os Comitês Técnicos Consultivos, vinculados a cada um dos Institutos SENAI de Inovação, dos quais temos dois em São Leopoldo: o Instituto SENAI de Inovação Soluções Integradas em Metalmecânica - ISI SIM e o Instituto SENAI de Inovação em Engenharia de Polímeros.

Os referidos comitês visam fomentar a interlocução entre os principais stakeholders do Sistema de Inovação Brasileiro. São um instrumento de suporte, monitoramento e aconselhamento alinhado às necessidades do ambiente de negócios e às premissas da Rede ISI.

A constituição destes comitês deve ocorrer na primeira reunião do Conselho Consultivo Unificado SESI e SENAI de São Leopoldo. O vice-presidente do SINDIMETAL RS, Arno Tomasini, diretor vice-presidente de Operações da Stihl Ferramentas Motorizadas, já está designado para o encaminhamento deste processo.

crédito das fotos - Dudu Leal