Case de sucesso da Stihl apresentado no SINDIMETAL RS

Numa iniciativa da diretoria do SINDIMETAL RS, ocorreu, no dia 25 de outubro, às 14h, a apresentação do Case Stihl – Programa Ideia Plus, na sede da entidade. O assessor Cláudio Garcez, ao saudar os presentes, registrou a satisfação do SINDIMETAL em receber os empresários e gestores das empresas. “A atenção do sindicato está sempre voltada em trazer temas atuais, com o intuito de contribuir para a melhoria das práticas e estratégias das empresas associadas e filiadas, em busca do seu desenvolvimento”, afirma.

O programa global, que também é desenvolvido nas outras seis unidades produtivas da Stihl no mundo, foi lançado no Brasil, em 2012, pelo Departamento de Melhoria Contínua, com apoio da área de Recursos Humanos. O seu principal objetivo é promover uma cultura inovadora na organização, visando despertar o potencial criativo, com foco na redução de custos e na melhoria contínua em toda a empresa.

Bruno Ramos e Djones da Silva, do setor de melhoria contínua, que acompanham o processo na empresa, fizeram a apresentação das etapas relacionadas ao programa. Ambos avaliam positivamente a iniciativa, que conta com a participação dos colaboradores, através de sugestões, que possam inovar e otimizar processos. Visando canalizar as ideias, reconhecer e premiar os esforços, a média de participação, na sede brasileira da marca, localizada em São Leopoldo, é de 52%.

Mais do que um programa de sugestões, o Ideia Plus tornou-se uma ferramenta que envolve as pessoas de diferentes áreas, na busca conjunta por soluções, que gerem resultados para a corporação. Segundo Bruno, este processo fortalece a cultura organizacional, ao promover a confiança mútua, estimular a colaboração e reconhecer ideias, que contribuam para o desenvolvimento da organização.

DINÂMICA

Ideia Plus é um programa corporativo de sugestões de melhorias que busca gerar uma cultura inovadora no Grupo Stihl, com o propósito de motivar os colaboradores a pensar e agir de forma a reduzir custos. A partir desta mentalidade, o programa documenta e reconhece as sugestões dos colaboradores. Afinal, melhorias constantes, mesmo que pequenas, geram grandes resultados.

Todas as ideias, encaminhadas ao cadastro específico para essa finalidade, têm uma devolutiva, visando reconhecer o empenho do colaborador em participar. Após o preenchimento do formulário, ocorre a primeira análise, realizada pelo supervisor imediato do autor, que verifica a viabilidade da ideia e insere o percentual de rotina de trabalho. Na sequência, é feita a avaliação, com consulta às áreas envolvidas; análise do parecer; e a reunião no local da implementação, sempre com uma verificação profunda da ideia, cálculo de retorno e tratativas com a controladoria. Ao final deste fluxo, a premiação, com a realização do pagamento.

“O programa traz o ganho financeiro, mas também o potencial de desenvolvimento de cada colaborador”, considera Bruno. Desde o início da implantação até 2021, foram criadas 33.303 ideias, com 15.402 iniciativas implementadas, que trouxeram cerca de 33 milhões de retorno econômico, numa estimativa anual. “É uma relação de ganha-ganha, onde os benefícios fazem a diferença para os colaboradores e igualmente para a empresa.

PREMIAÇÃO

Em 2019, a Stihl conquistou o Prêmio Top Ser Humano, promovido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos seccional Rio Grande do Sul (ABRH-RS), através do case inscrito, que foi o Ideia Plus – Valorizando a capacidade intelectual dos nossos colaboradores.

Realizado desde 1993, o Top Ser Humano é o reconhecimento aos indivíduos e organizações que valorizam o Ser Humano como diferencial estratégico para o crescimento das pessoas e das empresas. O prêmio enaltece ações sociais realizadas pelas organizações na comunidade gaúcha, contribuindo para o incentivo dos investimentos sociais nas empresas do Rio Grande do Sul.

Jornalista Neusa Medeiros – Assessora de Imprensa | Edição 3 Comunicação Empresarial

Fotos: Divulgação SINDIMETAL RS