Presença Feminina na Indústria

O papel da mulher na sociedade foi evoluindo com o passar dos anos, ganhando representatividade, com mais voz e vez. Como esse espaço tem sido ocupado na indústria?

Percebo cada vez mais a participação da mulher no meio industrial, de forma muita ativa e com excelentes resultados. A mulher, que no geral tem uma visão mais humana, trouxe de forma muito colaborativa aspectos que em alguns momentos não eram focados na indústria. Os homens, pela sua própria natureza, são mais racionais e a fusão da visão masculina e feminina é extremamente benéfica para todos. Esta soma resulta em ações melhores para a indústria, seus colaboradores e sociedade em geral.

Que características são mais marcantes e contribuem para resultados relevantes, neste contexto da mulher em diferentes cargos estratégicos na indústria?

A mulher tem uma visão mais humana, o que colabora muito em cargos de gestão nas empresas. Sabem administrar melhor pessoas, gerenciar conflitos e desenvolver talentos. Se destacam muito por sua persistência e são ótimas em organização. Podemos utilizar a gestão de RH das empresas, com um exemplo de grande oportunidade, onde predominantemente são as mulheres que estão à frente.

Como ampliar a participação da mulher em espaços de liderança, nas diferentes frentes na indústria?

Penso que hoje não exista mais a diferenciação de homem e mulher na liderança dentro da indústria, o que vale é a competência. A mulher pode chegar aonde ela quiser e em qualquer área dentro da indústria, mas deve se preparar para isso como qualquer profissional, se desenvolvendo tanto em aspectos técnicos quando de gestão.

Sofia Copé Heller Michel
Vice-presidente do SINDIMETAL RS

Veja aqui o vídeo em nosso canal.