Responsabilidade Social

O SINDIMETAL, amparado em seu objetivo estratégico de Sustentabilidade, com relação aos aspectos socioculturais, atualmente é mantenedor do Banco de Alimentos VS.

Histórico:

Pelotão Esperança - Participação na criação e apoio, de 1996 a 2015.

Memorial Jesuíta Unisinos - Apoio institucional na sua criação, em 2009.

Banco de Alimentos

Os Bancos Sociais são uma iniciativa do sistema FIERGS, através da Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais. O Banco de Alimentos Vale do Sinos, fundado em 2008, é uma OSCIP - Organização da Sociedade Civil de Interesse Público e formado pelos municípios de São Leopoldo, Portão, Sapucaia do Sul e Esteio. A iniciativa tem o objetivo de combater a desnutrição e a obesidade nas instituições que atendem às comunidades carentes da região, com isso elevando a saúde, o bem estar, o respeito, a dignidade e a inclusão social das pessoas atendidas. O SINDIMETAL, juntamente com outras entidades representativas e empresas, é um de seus fundadores, além de mantenedor.

Memorial Jesuíta

Comprometido com os grandes desafios sociais e culturais da região, o SINDIMETAL foi apoiador institucional na criação do Memorial Jesuíta Unisinos, cujo lançamento ocorreu no dia 06/05/2009. O Memorial é composto de valioso acervo histórico, somando mais de 200 mil itens, entre os quais um expressivo número de obras raras e milhares de documentos. Essas coleções foram reunidas, desde 1849, pelos jesuítas em diversas bibliotecas, necessárias às suas atividades educacionais, pastorais e sociais. Ao unificá-las, o Memorial objetiva a preservação e gestão dos acervos bibliográficos; a classificação e processamento técnico; a organização física e o controle das condições ambientais; a organização e a supervisão do sistema; a disseminação e a divulgação de informações, além da promoção de atividades científicas e eventos relacionados com o Memorial Jesuíta Unisinos.

Pelotão Esperança

O Pelotão Esperança foi criado em 06/09/1996, pelo então presidente da entidade na época, Sr. Hélio Wosiack e pelo ex-Coronel Antonio Carlos Ferro Rumbelsperger, do 16º Grupo de Artilharia Autopropulsado (GAC/AP) de São Leopoldo. Focado na formação profissional, formava também cidadãos, incentivando os jovens a terem uma profissão. Recebeu apoio do SINDIMETAL desde a sua criação até o ano de 2015, quando encerrou, devido ao processo de mudança do quartel para outro estado brasileiro.