Implantação do projeto de marketing digital marca um novo tempo no SINDIMETAL RS

Atento às mudanças tecnológicas e, no intuito de melhorar continuamente, modernizando os canais de relacionamento, o SINDIMETAL está trabalhando seu Planejamento de Marketing Digital. 
         
O trabalho, juntamente com a consultoria Otimifica, especializada em marketing digital, está sendo realizado com base na implantação de uma metodologia, que direcione e controle os resultados dos esforços de marketing e comunicação, com ênfase no digital, chamada INBOUNDPR. A mesma é composta por técnicas e ferramentas contemporâneas, sendo a primeira a sincronizar marketing, tecnologia e vendas, com Relações Públicas. A metodologia própria foi desenvolvida por Ariane Feijó, Relações Públicas, especialista em marketing, e diretora Executiva da Otimifica.         

PLANO TRIMESTRAL –  O marketing digital vem ganhando relevância, com mais intensidade, no planejamento estratégico das empresas. No mercado, a qualidade do que é ofertado caminha a passos largos juntamente com o fortalecimento da marca e a importância que tudo isso tem no meio de atuação dos negócios. O SINDIMETAL RS já havia detectado esse novo nicho e por isso, há meses, tem estudado o assunto, ampliado seus horizontes e qualificado a equipe.

O mercado mudou, as empresas estão precisando se adequar rapidamente e a entidade precisa oportunizar caminhos para as suas associadas e filiadas. O SINDIMETAL está sendo inovador, como já foi em outras demandas, e parceiro neste projeto, que irá criar conexões e caminhos para todos os envolvidos.

Tudo está sendo construído com a união de muitas mãos e estratégias bem definidas. O Plano Trimestral já foi traçado e neste caminho, os objetivos são desenvolver um planejamento e implantar a metodologia.

O planejamento, que contempla também o novo site da entidade, busca melhorar o processo de comunicação e aproximação com as empresas associadas e filiadas, para que entendam o valor das ações e atividades do SINDIMETAL, promovendo a manutenção do relacionamento e aumentando o seu envolvimento. Neste enfoque, encontram-se os programas de Aceleração de Marketing Digital na Indústria – Piloto com dez empresas (ArtestampoBeltonCCV, GedoreGrefortecIflaInfasulItecêMariani e Spheric) e de Revisão, atualização e desenvolvimento dos canais de comunicação.

O desafio é imenso, mas certamente será compensador e motivador para todos.

Programa de Aceleração de Marketing Digital

Foi dada a largada! O Programa Piloto Aceleração de Marketing Digital na Indústria, direcionado às empresas, teve a sua primeira reunião no dia 03 de abril, na sede da entidade. 

“Estamos iniciando uma nova caminhada no SINDIMETAL RS, que deu os seus primeiros passos, nesta nova direção, no ano passado”, afirmou o diretor Executivo, Valmir Pizzutti, por ocasião da abertura oficial do evento. “A entidade sempre foi referência, mas com o avanço das novas tecnologias, o formato, que por vários anos foi um sucesso, precisou ser renovado e reinventado”, justifica o diretor. “A partir desta ação, desejamos melhorar o processo de comunicação, aproximando as empresas associadas, promovendo a revisão e atualização dos seus meios de comunicação. Ainda, deverá ser aprimorado o desenvolvimento de canais com filiados”, antecipa Pizzutti.

A apresentação do Programa Piloto foi realizada por Ariane Feijó, diretora Executiva da Otimifica. “A metodologia utilizada é INBOUNDPR, cujo objetivo é auxiliar o ecossistema a utilizar plenamente as metodologias ágeis de Lean aplicadas ao marketing (como inbound e automações) de forma a terem mais controle sobre resultados e indicadores comerciais no seu dia a dia”, esclarece. 

PASSO A PASSO –  Segundo Ariane, o programa, com as empresas pré-selecionadas, terá a duração de seis meses, onde receberão consultoria sobre o assunto e treinamentos de acordo com o cronograma desenhado com base no índice de maturidade de marketing digital (Otimindex) das empresas, incluindo também a entrega mensal de relatório.

As empresas receberão 2h mensais de consultoria, com planejamento simplificado de marketing, norteado pela metodologia Lean Startup, de Eric Ries, a partir dos objetivos de cada uma. Já estão definidos dois encontros mensais, on e offline, para orientar o desenvolvimento do trabalho dentro do escopo do Programa. Além disto, estão previstos 4h a 8h mensais de treinamentos, sempre com base no conhecimento contextualizado para a realidade das empresas participantes.

Ao final de seis meses, informa a consultora, as empresas deverão estar aptas a realizar o seu Planejamento de Marketing Digital Lean – simplificado e definido de acordo com o seu Otimindex – Índice de Maturidade Digital. Outro passo será o Cronograma de atividades para seguir desenvolvendo e garantir assim a presença otimizada na Internet. “As empresas deverão ter caminhos claros para o aumento das vendas e domínio dos conceitos contemporâneos de marketing digital, além de habilidade para avaliar e selecionar fornecedores e serviços de marketing e vendas; bem como ferramentas e conhecimento necessários para manter e ampliar o Índice de Maturidade de Marketing Digital atingido durante o Programa”, enfatiza Ariane.

Após passar para outros níveis, enquanto mais empresas aderem ao projeto, este grupo pioneiro terá na sua agenda workshops, treinamentos e palestras abertas. “A ideia é que este programa amplie e evolua para o início da Agência Digital SINDIMETAL RS, que terá como norte atender as indústrias associadas e entregar os serviços necessários, bem como cursos e treinamentos.
            
CASES – O primeiro case da Otimifica, com a indústria, foi na Rijeza Metalurgia, sob a direção de Darlan Geremia, associada à entidade. A empresa aplicou técnicas contemporâneas de marketing digital para aumentar a sua base de contatos e teve um aumento de 2000% na geração de leads qualificados em um ano. 

“A partir disso, diversificou a sua carteira de clientes com um aumento de 65% ano sobre ano. Indo além, teve uma redução de custos de marketing superior a 50% ao implantar uma metodologia clara, de forma consistente”, informa Ariane.

A associada Sebras Portas Rápidas também iniciou nesta jornada. O diretor Valdir Luiz Huning valorizou a iniciativa e está satisfeito com os resultados obtidos até o momento. “Desejo sorte e sucesso a todos os empresários, que estão aderindo ao programa, pois a partir deste passo novas possibilidades poderão ser vividas pela indústria”, assegura Valdir.

Interessados em conhecer mais sobre o Programa deverão entrar em contato com a entidade através do fone (51) 3590-7707 ou e-mail.

Neusa Medeiros
Jornalista – Reg. Profissional nº 5.062
Assessora de Imprensa do SINDIMETAL RS
Edição 3 – Comunicação Empresarial Ltda.

Compartilhe nas redes sociais!