Desenvolvimento de Lideranças estimula o associativismo

O SINDIMETAL, através do Comitê DL1, traz um desafio novo para 2016. A proposta é disseminar o associativismo junto às empresas associadas e filiadas à nossa base, com o objetivo de ampliar a visão coletiva, demonstrando que sendo associado e participando ativamente das ações vinculadas à entidade é possível fortalecer o setor industrial.

Há uma série de fatores que vem desfavorecendo a indústria, dentre elas destacam-se a instabilidade econômica e política, que o País enfrenta; a burocracia excessiva; a elevada carga tributária; a insegurança jurídica e o descaso dos governantes face ao não crescimento da indústria nos últimos anos.

No entanto, tal situação não vem se atenuando com o passar dos anos, muito pelo contrário, se torna cada vez mais agravante. Uma das causas que acreditamos contribuir com esse cenário é a falta de visão associativa. Os empresários, em sua grande maioria, acabam direcionando suas forças para sobreviver no mercado de forma individualista, quando na realidade temos o sindicato patronal ao nosso favor, justamente para que possamos unir esforços em prol do crescimento e fortalecimento da indústria.

O SINDIMETAL é destaque nacional como sindicato atuante, que desenvolve ações coletivas, que tem contribuído para as empresas participantes de forma diferenciada. Por esses fundamentos, chamamos os renomados empresários com o objetivo de que compreendam a importância de seus papéis para o SINDIMETAL e, principalmente, para que possamos construir juntos um futuro melhor.

O cenário político atual está passando por uma grande transformação. Trata-se de um momento histórico e indispensável para a sociedade evoluir. Os movimentos sociais ocorridos nos anos de 2014, 2015 e principalmente em março de 2016, levaram grande número de cidadãos brasileiros às ruas, inconformados com a corrupção de nossos governantes, unindo suas forças em prol de um Brasil melhor.

Tais movimentos sociais demonstram que a defesa de interesses coletivos pode acarretar mudanças econômicas e políticas no País.  Paralelo a isso, o comitê DL1, nesse ano de 2016 vem com um desafio de justamente demonstrar aos empresários, filiados e associados, o papel imprescindível do associativismo no meio empresarial.

“A prática associativa consiste na organização voluntária de pessoas, sem fins lucrativos, com o objetivo de satisfazer as necessidades coletivas ou alcançar os objetivos comuns, via cooperação.”

A indústria vem sendo ignorada pelos governos ao longo dos anos. Os dados históricos do segmento industrial mostram a falta de desenvolvimento das indústrias. Citando só o último levantamento do PIB da Indústria em 2015 em relação a 2014, tivemos um percentual redutor de -6,2% (Segundo dados da Unidade de Estudos Econômicos da FIERGS).

A constante instabilidade do mercado industrial, a insegurança jurídica (trabalhista, tributária e ambiental), a crise política e econômica atual, levam os empresários a focar suas energias de forma individual, não percebendo que a união de esforços ajudará na resolução dessas dificuldades.

Independentemente do setor, porte, faturamento ou região, toda empresa pertence a uma base sindical patronal, que assiste o seu segmento de atuação, negocia melhores condições e por isto impacta no resultado final, seja esta empresa uma indústria, um comércio ou uma prestadora de serviços.

O papel do SINDIMETAL é justamente representar as empresas dos setores metalmecânico e eletroeletrônico perante a sociedade, Federações e Governo, em prol do desenvolvimento das indústrias. Para isso, precisamos unir nossos esforços e fortalecer a entidade, participando ativamente das ações, comitês, conselhos SESI, SENAI e FIERGS.

A responsabilidade dos empresários vai além da atividade produtiva das suas empresas. Por conta disto, é preciso ter consciência do papel social exercido, que repercute na vida dos trabalhadores e de suas famílias, do meio ambiente, dos fornecedores, dos clientes e da economia como um todo. Por isso, é preciso união em prol de interesses comuns das indústrias para buscar o benefício coletivo.

Convidamos os empresários a incorporarem este espírito coletivo, participando dos eventos de associativismo programados para 2016, no SINDIMETAL, com a finalidade de mudarmos os dados dos últimos anos. Contamos com a presença de todos!

Daiane Schmidt, Jacqueline Mariani e Sofia Copé Heller Michel
Comitê Desenvolvimento de Lideranças 1