Atração de Pessoas segue na pauta do SINDIMETAL RS

Fomentar espaços, para unir conhecimento curricular e experiência profissional, segue sendo um dos nortes do SINDIMETAL RS.

A parceria pública privada Conectando Saberes, entre o Instituto SESI de Formação de Professores, o SINDIMETAL e a Secretaria Estadual de Educação, por meio da CRE 02 – Coordenadoria Regional de Educação de São Leopoldo, teve início em julho.

A integração do conhecimento da escola formal, somada ao mundo do trabalho e às vivências na sociedade, objetiva promover uma educação contextualizada, relevante e transformadora. Também visa proporcionar uma imersão no mundo do trabalho, trazendo uma vivência prática, contribuindo igualmente para fortalecer o papel da indústria, sua importância social e econômica, num mundo sempre em transformação.

O projeto Conectando Saberes visa a formação de professores e sua integração com o meio industrial, junto aos alunos de Escolas Estaduais – anos finais do Ensino Fundamental e iniciais do Ensino Médio, por meio de uma parceria entre SESI, SINDIMETAL RS, Secretaria Estadual de Educação e Indústrias. A conexão com a Secretaria Estadual foi realizada por meio da Câmara Temática da Indústria de São Leopoldo, fundamental neste processo.

A iniciativa prevê auxiliar com relação a aspectos como, dificuldades na atração de pessoas para o trabalho na indústria e desmistificação da sua imagem, que ainda é percebida por muitos, de que o trabalho na indústria é insalubre, pouco salutar e sem atrativos. Ainda, visa relacionar a educação ao mundo do trabalho, integrando o currículo e, igualmente, dando visibilidade às empresas, junto à comunidade, identificando valores e repassando a nova realidade da indústria, a partir de mais oportunidades de trabalho.

O projeto tem duração de seis meses, com uma carga horária em torno de 60h, que prevê ao final um Seminário de Apresentação dos Resultados, bem como dos desafios propostos pelas empresas e trabalhados pelos alunos. Aderiram ao projeto piloto, as seguintes indústrias: Coester, Frontec, Gedore, Grefortec, Higra, Regal Rexnord, Rijeza e Sebras.

Participam desta jornada, as seguintes escolas: EEEM Villa Lobos, Escola Estadual de Ensino Médio POLISINOS, Escola Estadual de Ensino Médio Cristo Rei, E.E.E.M. Firmino Acauan, E.E.E.M. Professora Helena Câmara, E.E.E.M Profª Haydee Mello Rostirolla, E.E.E.M. Amadeo Rossi, EEEM Caic Madezatti, EEE Fundamental Visconde de São Leopoldo, Instituto Estadual Parque do Trabalhador, EEEM Dr. Caldre Fião e EEEF Marechal Ilha Moreira.

SAIBA MAIS – Conectando Saberes é um projeto de Formações de Professores em que se vivencia experiências de aprendizagem contextualizadas. Os Espaços Educadores proporcionam ambientes dinâmicos, interativos e imersivos, possibilitando aprendizado e desenvolvimento de competências no contexto do mundo do trabalho.

A metodologia refere-se a um modo de planejar, organizar e desenvolver a prática pedagógica, considerando uma aprendizagem ativa e significativa, contextualizada com a realidade e o universo do trabalho.

Num primeiro momento, acontece a apresentação do projeto aos professores, elaboração de um contrato pedagógico prevendo entregas e as aprendizagens, sempre voltado ao alinhamento de expectativas. O grupo responde a um questionário, onde é possível verificar qual a visão inicial do professor sobre a indústria. Na sequência, é realizado um estudo sobre Educação Integral; Desenvolvimento de competências; e a abertura ao mundo do trabalho.

É feito um estudo sobre o contexto do Mundo do Trabalho da Indústria, especialmente nas empresas que serão visitadas por cada professor. Posteriormente, a elaboração do relatório após a visita e a mentoria das empresas, para levantamento dos desafios e possíveis problematizações para o projeto do professor e dos alunos. O projeto passa a ser aplicado e monitorado, sendo permanente avaliado, visando resultados satisfatórios para todos os envolvidos.

Mais informações poderão ser obtidas, através do fone (51) 3590-7704.

__________

Jornalista Neusa Medeiros – Assessora de Imprensa | Edição 3 Comunicação Empresarial

Fotos: Divulgação SINDIMETAL

Compartilhe nas redes sociais!