Audiência Pública em prol da implantação de um Campus IFSUL, em São Leopoldo

Nesta segunda-feira, dia 11 de setembro, às 16h, autoridades e integrantes da comunidade, participaram, no auditório do SINDIMETAL RS, da Audiência pública: a importância da implantação de Campus IFSUL, em São Leopoldo. A realização foi do 14º Núcleo de Professores do Estado do Rio Grande do Sul (CPERS), da Câmara Temática da Indústria de São Leopoldo, da Rede Humano, do Conselho Municipal de Educação (CME), da Câmara de Vereadores e da Prefeitura de São Leopoldo.

Essa iniciativa foi mais um passo em direção à instalação de um Campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense (IFSUL) no município, oportunizando a continuidade da formação pública gratuita e de qualidade, em nível Médio e Técnico, aos jovens egressos do Ensino Fundamental e comunidade em geral. A implantação de uma unidade do Instituto Federal, reconhecido por sua excelência na qualificação profissional, oportunizará aos jovens um acesso mais rápido e promissor ao mundo do trabalho.

Ao saudar os presentes, o coordenador da Câmara Temática da Indústria e secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Turístico e Tecnológico, Juliano Maciel, destacou que São Leopoldo está alicerçado em dois pilares: industrial e educacional. “Essa iniciativa irá alavancar as oportunidades de crescimento no município, gerando emprego, com mão de obra qualificada. Serão 1200 alunos investindo em conhecimento e futuramente ingressando no mercado de trabalho”, comemora Juliano.

O pró-reitor do IFSUL, professor Vinícius Martin, representando a reitoria, justificou a importância desta ação, enfatizando, que além do ensino de qualidade, a instituição oportuniza espaço para pesquisa e extensão. “Será uma transformação de vida para São Leopoldo”. Na ocasião, também apresentou um audiovisual com registros da trajetória do IFSUL.

Segundo o presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico e Eletrônico de São Leopoldo (SINDIMETAL RS), Sergio Galera, “precisamos, cada vez mais, de pessoas qualificadas, para atuar junto às empresas. A oportunidade de oferecer ensino federal, gratuito e qualificado, contribuirá para uma indústria mais produtiva, gerando empregos e renda para o município. Podem contar conosco!”  O SINDIMETAL é representante da indústria, no comitê executivo da Câmara Temática da Indústria de São Leopoldo.

MOBILIZAÇÃO – Em seu pronunciamento, o prefeito Ary Vanazzi destacou, que “São Leopoldo desponta como a 6º maior economia do Estado e reúne um conjunto diverso de indústrias. Com a implantação de um Campus do IFSUL, garantirá oportunidades para que cidadãos e cidadãs contribuam com a construção de um futuro próspero para nossa cidade, com equidade e transformação social”. Também enfatizou: “o município possui um parque tecnológico de destaque, com uma demanda enorme nas diferentes áreas; precisamos, sim, ofertar novas alternativas para os futuros estudantes e profissionais”.

Estiveram, igualmente, prestigiando a iniciativa: a presidente da comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia, da Assembleia Legislativa, deputada estadual Sofia Cavedon; secretária da mesa da Câmara de Vereadores, vereadora Ana Affonso; secretário Geral de Governo, Nelson Spolaor; secretário municipal de Educação, professor Ricardo Luz; secretário de Cultura e Relações Internacionais e coordenador do Comitê do Bicentenário, Marcel Frison; vice-presidente do Conselho Municipal de Juventudes (COMJUV),  Júlia Langner.

Compondo a segunda mesa de trabalhos, estiveram prestigiando as seguintes autoridades:  diretor-geral Campus IFSUL Sapucaia do Sul, professor Fabio Roberto Lemes; presidente do conselho municipal de Educação (CME), Otávio Forneck; representante  do  14º Núcleo de Professores do Estado do Rio Grande do Sul (CPERS), Suzane da Rosa Wonghon; representando o Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de São Leopoldo e Região, Genilso Vargas da Rosa; e representando o Sindicato dos Professores Municipais Leopoldenses (CEPROL), Felipe Diego da Silva.

Ao encerrar a audiência pública, a assessora de Assuntos Intersetoriais da secretaria municipal de Educação, Renata de Matos, convidou as entidades e instituições representadas para constituir o comitê popular. O mesmo atuará em defesa e apoio à iniciativa, sendo responsável pelas próximas articulações, dando andamento ao processo da instalação de um Campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense (IFSUL) no município.           

A construção coletiva, desta iniciativa, terá novos passos, que seguirão determinantes em direção ao sucesso da implantação definitiva do Campus IFSUL, em São Leopoldo. O SINDIMETAL continuará firme no propósito de alavancar a educação e o desenvolvimento do município.

__________

Jornalista Neusa Medeiros – Assessora de Imprensa | Edição 3 Comunicação Empresarial

Foto: Divulgação

Compartilhe nas redes sociais!