Banco de Alimentos Vale do Sinos segue firme no seu propósito

Numa iniciativa do sistema FIERGS, através da Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais, o Banco de Alimentos interage como um gerenciador de arrecadação, recepção e distribuição de doações para entidades assistenciais cadastradas. Atuando como uma organização sem fins lucrativos, visa minimizar a fome, nos locais onde está inserido. Os Bancos de Alimentos arrecadam, classificam, armazenam e doam alimentos às instituições beneficentes cadastradas (creches, asilos, lares de excepcionais, entre outros).

Em São Leopoldo, o Banco de Alimentos Vale do Sinos (BAVS) está sediado na Rua Dr. Hillebrand, 595, no bairro Rio dos Sinos, sob a coordenação de Jair João Reginato. Desde sua fundação em 2008 até outubro 2023, nos quatro municípios atendidos – Sapucaia do Sul, Esteio, São Leopoldo e Portão, 197 instituições foram beneficiadas, atingindo cerca de 9.265 mil pessoas, somando uma arrecadação acumulada de aproximadamente 2.118.414 KGs/Litros, que corresponde a R$ 8.473.656,00.

No dia 23 de outubro ocorreu na sede do SINDIMETAL, a Assembleia de Aprovação de Contas, Previsão Orçamentária e Eleição do Conselho de Administração e Fiscal.  O SINDIMETAL é um dos fundadores do Banco de Alimentos Vale do Sinos e também mantenedor, sendo o empresário Sergio Galera, presidente da entidade, reeleito presidente do Conselho de Administração do Banco. Galera destaca que o apoio e a dedicação de todos os envolvidos, desde a sua constituição, fazem a grandeza deste trabalho. “Esta iniciativa é um importante auxílio no combate à fome, na região, pois presta atendimento na área de educação em segurança alimentar e nutricional, sem desperdício de alimentos, fortalecendo a saúde, o bem-estar, o respeito, a dignidade e a inclusão social das pessoas que precisam, sensibilizando a comunidade como parceira”.

Conselho de Administração-Titulares

Sergio de Bortoli Galera – SINDIMETAL

Conselheiros

Valmor Ziegler – Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS
Alexandra Sant’Anna – Gerdau Riograndense
Maria do Socorro da Cruz Bittencourt – ACIST São Leopoldo
Paulo Ricardo Matielo Lemos – ACISE Esteio
Marli Karin Wondracek – ACIS Sapucaia do Sul
Adalgiro Antônio Basso – Altus Sistemas de Automação SA
Paulo Rene Bernhard – Centro Inds RS-Conselho Cidadania FIERGS
Nilton Rodrigues da Rosa Júnior – CICS – Portão
Roberto Dauber – Delga Indústria e Comércio Ltda.
Erni Grave – Itecê Ind Com Equip Agric Ltda.
Lourivardo de Barros Pinto – Lions Clube São Leopoldo Padre Réus
Darlan Geremia – Rijeza Indústria Metalúrgica Ltda.
Gilmar Zanini da Silva – Rotary Club São Leopoldo – Sul
Valdir Luiz Hüning – Sebras Ind Com Ltda.
Arlindo Paludo – SINBORSUL
Sergio Bolzan Panerai – SINDARTCOURO
Herberto Henrique Fleck Junior – SINDIVEST
Rodrigo Cesar Koebe Weissheimer – SINDUSCOM
Eliane Dall’ Agnese – Stihl Ferramentas Motorizadas Ltda.

Conselho de Administração-Suplentes

Roberto Alexandre Schroer – Infasul Facas Industriais Ltda.
Adriana Lange – Ind Ferramentas IFLA Ltda.
Udo Wondracek –  Alu-Cek Indústria e Comércio Ltda.
Alexandre Rodrigues dos Santos – Sanlarte Ltda.
Marcelino Leopoldo Barth – Viva Cor Comercial de Tintas Ltda.

Conselho Fiscal-Titulares

Túlia Margareth M.Delapieve – Advogada
Sérgio Renato de Quadros Dutra – Centro Medianeira
Sandoval dos Santos – SINCONTECSINOS

Conselho Fiscal-Suplentes

Arno Edwino Muller – Ernesto Muller Ind. Com. Telas
Jaime Larri de Vargas – CDL-Portão
Jucemara Toffoli – OAB Sub Seção São Leopoldo

MANTENEDORES – O Banco de Alimentos Vale do Sinos conta também com empresas mantenedoras, que garantem o funcionamento e o desenvolvimento de suas atividades, através de doações mensais. Estas empresas ajudam a combater a fome e a miséria na região e o apoio participativo possibilita a sustentabilidade, permitindo projetar perenidade para o projeto.

PARCEIROS ESTRATÉGICOS – Apoiam as iniciativas do Banco e também são fundamentais, pelos bons resultados alcançados. São mais empresas e instituições que também ajudam a combater a fome e a miséria na região.

BENEFICIÁRIAS – Qualquer instituição, legalmente reconhecida como de ação social, pode solicitar seu registro/cadastro junto ao Banco de Alimentos. É indispensável que esteja legal e regularmente constituída. São priorizadas as instituições que produzem e servem alimentação no seu local de atividades.

Os alimentos são provenientes de campanhas solidárias, empresas do setor alimentício e da Rede de Bancos de Alimentos, recebidos no depósito, selecionados quanto à sua segurança higiênico-sanitária e distribuídos às instituições previamente credenciadas e visitadas.

A Equipe de Nutrição do BAVS trabalha nas ações de Educação Alimentar e Educação em Saúde, através do trabalho de extensão universitária com a Unisinos. “Recebemos alunos do curso de Nutrição para realizarem seus estágios ou voluntariado acadêmico”, comenta a nutricionista Carolina Lindenmeyer Prates. “Este trabalho é realizado dentro das instituições cadastradas e atendidas pelo Banco”.

DOAÇÕES – Segundo o coordenador do BAVS, Jair João Reginato, as maiores carências são açúcar, arroz, feijão, massas, farinhas, leite e óleo.  É muito importante que esta corrente do bem siga sendo fortalecida e ampliada. “Precisamos reforçar os nossos valores voltados à solidariedade e partilha, para promoção da dignidade da vida, da paz social e do bem comum. O fortalecimento das iniciativas sociais, organizadas e comprometidas com a inclusão social, seguem sendo de total importância para dar continuidade às ações, em prol da cidadania e contra a fome”, registra Jair.

Quem desejar realizar doações pessoalmente, o horário de atendimento é das 8h às 11h, de segunda a sexta-feira, diretamente na respectiva sede, em São Leopoldo. O SINDIMETAL, em seus eventos, tem a prática de solicitar 1kg de alimento não perecível, que são entregues ao BAVS. Eventualmente, ocorre ação do Banco junto aos supermercados, denominada Sábado Solidário, um importante ponto de arrecadação.

Já as doações financeiras podem ser efetivadas na conta corrente, ou via PIX:

Banco de Alimentos Vale do Sinos
CNPJ 10.416.700/0001-15
Banco do Brasil S/A
Agência 0185-6
Conta Corrente: 80000-7

PIX: 10416700000115

Mais informações sobre o Banco de Alimentos Vale do Sinos podem ser obtidas, através do site clicando aqui, ou redes sociais: @bancodealimentosvs

__________

Foto: Divulgação SINDIMETAL

Jornalista Neusa Medeiros – Assessora de Imprensa | Edição 3 Comunicação Empresarial