Novo Ciclo

Transformar não é uma questão de escolha, é uma questão de sobrevivência. Pode não ser fácil reconhecer a necessidade, mas o desafio é estar sempre atento às demandas. Na realidade, pode até levar algum tempo para alterarmos a direção e darmos um novo rumo à jornada, mas sem a adesão das lideranças, grandes mudanças ficarão somente no papel e na boa intenção.

Certamente que os líderes são os mais expostos aos desafios da transformação. A era digital, que envolve desde a aderência de novas tecnologias até a compreensão de modelos organizacionais, exige que tenhamos desenvolvido habilidades para a adaptação. Atentos aos novos conceitos, precisamos ampliar o campo de visão. Estamos a todo o momento tomando decisões, de toda a natureza, e nem sempre existe tempo hábil para mensurar em detalhes todas as perdas e ganhos. A estratégia é estarmos munidos de boas ferramentas de gestão e acreditarmos que escolhas precisam ser feitas.

Esta jornada está sendo de grandes mudanças para as empresas e igualmente para as instituições, pois os conceitos da produção enxuta, da indústria 4.0, da digitalização de processos avançam deliberadamente. Os líderes devem estar preparados, pois serão cada vez mais solicitados para atuarem como uma bússola, indicando a direção das mudanças e orientando as pessoas para uma nova cultura. É chegado o momento de encontrar no Planejamento Estratégico e na capacidade de liderança, a indicação do “norte” a ser seguido, em defesa dos interesses do segmento.

Aumentar a representatividade dos sindicatos, ampliar os serviços e atuar na melhoria contínua, sempre em prol das empresas associadas e filiadas, é uma máxima que deve ser conquistada. Cabe à entidade mobilizar empresários, estar sensível às demandas, trabalhando de forma aliada às empresas, oferecendo serviços e oportunidades para a geração de negócios.

Quando está mais próximo de quem o representa o empresário fortalece vínculos e une forças, perseguindo o crescimento da sua empresa. Pensando nisto, o SINDIMETAL RS revisou e mudou o seu Planejamento Estratégico, a partir da análise de forças e fraquezas que cercavam a entidade. O entendimento de todos os processos internos tem auxiliado na identificação de oportunidades e ameaças, contribuindo para alcançar diferenciais competitivos, inerentes ao meio empresarial.

Uma das nossas principais missões é identificar potenciais riscos e oportunidades para as nossas empresas; garantir avanços e não permitir retrocessos no segmento empresarial que atuamos. O ambiente sindical é uma fonte de informação ampla, onde é possível acompanhar de perto o desempenho industrial e as principais tomadas de decisão. Os serviços oferecidos e os espaços para compartilhamento de ideias são diferenciais importantes, que permitem agregar mais valor ao associativismo. Ao participar do sindicato, o empresário não estará sozinho e poderá compartilhar boas práticas, debater dificuldades e promover a integração produtiva.

Estamos em uma nova jornada de mudanças incrementais, vivendo um senso de urgência na sociedade, que nos remete a quebra de paradigmas, onde o processo gerencial e o planejamento estratégico devem antecipar ameaças e criar oportunidades e melhorias. Mas, não basta compreender tudo isso, se não formos líderes com atitude. Devemos acreditar em um futuro melhor para todos, pequenas, médias e grandes empresas, e contar com o SINDIMETAL RS para viver junto esta nova jornada.

Arno Tomasini
Vice-Presidente do SINDIMETAL RS