Liderança sustentável e a parceria com os seus stakeholders em busca de uma gestão responsável para a sustentabilidade

A valorização do ser humano nas empresas e especialmente das lideranças pelo seu papel de agente de mudanças, com a sua visão inspiradora, capaz de conduzir os seus liderados para objetivos comuns é um assunto estratégico presente na agenda das organizações.

Dessa forma, os líderes são os principais responsáveis pela promoção da elaboração e da execução da estratégia das organizações, buscando de forma equilibrada a participação dos stakeholders envolvidos na sua cadeia de valor, bem como a obtenção de resultados coerentes com a cultura da empresa. O grande desafio enfrentado pelas organizações é o estabelecimento de uma estrutura capaz de desenvolver os seus profissionais alinhados a sua cultura organizacional, em um ambiente de equidade de oportunidades e respeito às características de cada indivíduo, e que proporcione condições para o atingimento das metas, resultando, principalmente, na rentabilidade esperada para o negócio.  Dentro deste contexto, é comum identificar práticas de gestão de pessoas muito bem estruturadas e, por outro lado, estratégias de desenvolvimento de competências superficiais que podem comprometer os profissionais envolvidos no processo.

Em um cenário extremamente dinâmico e de mudanças constantes as organizações buscam manter a sua sustentabilidade estabelecida a partir de vários aspectos, dos quais se destaca a gestão de pessoas como um fator de competitividade e estratégico. A liderança dentro das organizações é um dos agentes responsáveis pela promoção da sua sustentabilidade, principalmente no que diz respeito à gestão de pessoas, pois são elas (as pessoas) as protagonistas dos processos de trabalho, dos resultados, do clima organizacional, da inovação, da perpetuação da organização.

De acordo com a sua cultura e alinhadas com os propósitos da sua estratégia as organizações estabelecem as suas competências essenciais e específicas para cada posição e adotam as ferramentas mais eficazes de desenvolvimento dos gestores, considerando as suas particularidades, e que proporcionem às suas lideranças o estímulo ao autodesenvolvimento, bem como à capacidade do líder trabalhar no desenvolvimento dos seus liderados. Neste sentido, um conceito importante está sendo percebido nas organizações que é o papel da liderança sustentável no sucesso dos negócios.

Hoje, a empresa e seus líderes estão descobrindo maneiras de formar parcerias com os seus stakeholders em busca da sustentabilidade. Entre os stakeholders externos que influenciam mais diretamente na cadeira de valor, por serem necessários para conceber e distribuir um produto ou serviço ao consumidor final, se destacam: os fornecedores, os distribuidores, os clientes, e a comunidade. As possibilidades de sinergia entre estes atores promovem o desenvolvendo de relações de comprometimento e criam condições para a oferta de produtos e serviços com alto valor agregado.

Existem muitas ferramentas consagradas capazes de auxiliar uma organização para visualizar oportunidades e desenvolver soluções inéditas por meio de parcerias com o seus stakeholders em busca de uma gestão responsável para a sustentabilidade.  Torna-se um exercício bastante complexo a adoção da ferramenta que mais esteja adequada para a organização considerando todos os seus stakeholders e mais ainda na sua cadeia de valor.

Antes de adotar uma destas ferramentas de promoção da sustentabilidade é importante avaliar critérios que possibilitem que a ferramenta escolhida seja compatível com outras práticas existentes na organização e possível de comparação com outras organizações proporcionando condições de benchmarketing para medir a sua evolução ao longo do tempo. Com base nas ferramentas de gestão e indicadores para sustentabilidade, consideradas mais próximas da realidade da organização (ISO 26001, GRI, ETHOS, ISE e outros) a organização poderá avaliar com as suas lideranças os melhores indicadores para medir a evolução da sustentabilidade em toda a sua cadeia de valor.

Para saber mais informações específicas sobre liderança sustentável, faça sua consulta pessoalmente às áreas jurídicas e técnicas no SINDIMETAL ou via remota conforme necessidade.

Eduardo Gaelzer – OAB/RS 58.660, advogado integrante da equipe de profissionais do escritório Garcez Advogados Associados | Assessoria Jurídica do SINDIMETAL RS, nas áreas Trabalhista, Ambiental e de Representação Comercial;
Ana Curia – CREA 104376-D, engenheira química da Bee Assessoria e Consultoria Ltda. | Assessoria Técnica Ambiental da entidade.
Artigo publicado no Espaço SINDIMETAL 79