Sucesso de público marcou a palestra eSocial e Normas Regulamentadoras

O tema eSocial e Normas Regulamentadoras movimentou em nossa sede, no dia 12 de agosto, aproximadamente 80 pessoas. A atividade, de forma presencial, foi uma iniciativa da entidade, em parceria com a FIERGS. A abertura ficou a cargo do presidente Sergio Galera, que agradeceu a presença dos profissionais e o interesse com relação ao assunto proposto.

A palestra, conduzida pelos engenheiros de Segurança do Trabalho e integrantes do Grupo de Gestão do Ambiente do Trabalho (GEAT), do Conselho de Relações do Trabalho (CONTRAB) da FIERGS, Rogério Luiz Balbinot e Sérgio Ussan, esclareceu dúvidas e enfatizou os cuidados necessários para manter as empresas atuando legalmente.

Rogério Luiz Balbinot abordou o tema eSocial: os cuidados que as empresas devem ter e os erros cometidos, enfatizando como o governo irá fiscalizar com o eSocial através do aplicativo Meu INSS; o que realmente é o eSocial; bem como a escolha certa de profissionais e ferramentas eletrônicas. Também na pauta, as penalidades pelo não atendimento; os cuidados no envio dos dados ao eSocial; e a importância da gestão dos dados de Segurança e Saúde do Trabalho (SST).

Para Balbinot, é de fundamental importância alertar sobre os riscos frequentes, que podem comprometer a saúde financeira e a própria imagem das empresas. “O eSocial cruza dados, sendo assim precisamos cada vez mais saber interpretar as leis, entender o seu funcionamento e a importância correta do preenchimento de tudo que é solicitado”, alerta. “É necessário que a empresa mantenha todos os cuidados possíveis, a verdade sempre deve prevalecer”.

Segundo o palestrante, o governo deseja que as empresas tenham disciplina, que padronizem os seus processos. “É fundamental terem planos de ação, com documentação em dia, mantendo sempre o diálogo para os procedimentos necessários, que valem para todos”.

Sérgio Ussan falou sobre as Normas Regulamentadoras (NRs), sua atualização e harmonização, com novo foco do governo; responsabilidade do empregador no acidente do trabalho; além da importância da documentação e do treinamento em SST; e o inventário de Riscos e Plano de Ação.

“A segurança do trabalho sempre foi tabu nas empresas. Exige responsabilidade do empregador para que as normas sejam atendidas de forma plena, com responsabilidade técnica”, salienta Sérgio. “A NR1 é a base e precisa ser lida e assimilada pelas empresas, como um todo. É necessário um domínio completo da documentação, pois os riscos são evidentes”.

Ao finalizar, Sérgio enfatizou que a função principal desta palestra é “alertar para as melhores práticas a serem aplicadas no dia a dia das empresas, para que não sejam surpreendidos negativamente e tenham prejuízos em demasia, pois a saúde financeira da empresa não tem preço”.

Fotos: Divulgação SINDIMETAL RS