SESI apresenta opções de serviços às empresas

Gestores das empresas associadas e filiadas ao SINDIMETAL RS participaram, nesta segunda-feira, dia 10 de maio, da Live SESI, promovida pelo sindicato, para apresentação dos serviços nas áreas de Segurança e Saúde no Trabalho.  A mesma teve como objetivo ampliar a comunicação e a divulgação das possibilidades oferecidas pelo SESI às empresas.

A iniciativa foi coordenada pelo vice-presidente do SINDIMETAL, Volker Lübke (Gedore), juntamente com o diretor Executivo Valmir Pizzutti, e trouxe esclarecimentos e oportunidades igualmente na área da educação.

Evandro Kruger, Gerente de Operações SESI RS nas suas considerações iniciais, reforçou a importância de os empresários seguirem o SESI, através das redes sociais, onde são postadas informações sempre atualizadas sobre o Serviço Social da Indústria. Os Agentes de Relações com o Mercado,  Felipe Benevides e Patrícia Gobatto, apresentaram diversas soluções e serviços, que são rotineiramente oferecidos, visando fortalecer a relação com as indústrias.

Entre eles, o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA)/ PGR – Programa de Gerenciamento de Riscos, que estabelece ações para a prevenção de riscos ambientais, por meio de técnicas de antecipação, avaliação e reconhecimento das alternâncias existentes no ambiente de trabalho.

Também foi destacado o Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional (PCMSO) caracterizado por um conjunto de ações realizadas por equipe multidisciplinar, que tem o objetivo de promover e preservar a saúde dos trabalhadores, abrangendo os exames clínicos ocupacionais. Ainda, foram destacados o LTCAT –  Laudo Técnico de Condições Ambientais do Trabalho,  Laudo de Insalubridade e Periculosidade, Levantamento de Riscos Ambientais, Proteção Respiratória  e Análise Ergonômica.

Foram citadas as Normas Regulamentadoras (NRs), sobre as quais o SESI possui treinamentos, com cursos abertos, fechados ou in company e  EAD. Além disso, possui Unidades Móveis, que são simuladores para a realização de treinamentos em Espaço Confinado (NR 33) e Trabalho em Altura (NR 35). Outros serviços oferecidos são os Workshops e Palestras, com temáticas voltadas à promoção da saúde, nos formatos presencial, síncrono e/ou live, bem como cursos EAD.

O Centro de Inovação SESI em Fatores Psicossociais visa atender as necessidades das empresas nesta área, abordando diferentes temáticas, como Saúde Mental no Trabalho, Saúde Financeira, Liderança e Saúde Mental, Prevenção ao Uso de Drogas, Estresse, Ansiedade e Gestão das Emoções, entre outras.

O SESI RS faz parte de um sistema federativo formado pelo Departamento Nacional e por 27 Departamentos Regionais, e tem sua sede corporativa em Porto Alegre, no prédio da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS). Juntamente com SENAI, IEL e CIERGS, integra o Sistema FIERGS.

Por meio de seus diversos produtos e serviços e por sua capilaridade, o SESI RS está presente em aproximadamente 300 municípios, operando com uma estrutura física e móvel distribuída em 14 regiões operacionais e administrativas. Tem como público-alvo as indústrias e trabalhadores do segmento industrial, e complementa, por meio de seus serviços no campo assistencial, as políticas públicas mantidas pelo Estado, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social do País.

Mais informações e estimativa de valores, sobre os respectivos serviços, podem ser obtidas junto aos agentes do SESI.

Neusa Medeiros
Jornalista | Reg. Profissional nº 5.062
Assessora de Imprensa do SINDIMETAL RS
Edição 3 Comunicação Empresarial

Assista a live aqui e faça o download da apresentação neste link.