Grupos Estratégicos e de RH em movimento

Os Grupos Estratégicos do SINDIMETAL seguem se fortalecendo, com a finalidade de desenvolver assuntos específicos, que buscam soluções para as empresas, alinhadas com o planejamento estratégico da entidade. Aproximadamente 40 empresas estão engajadas nesta iniciativa.

Os Grupos Estratégicos têm pauta fixa nas reuniões de diretoria, favorecendo o conhecimento de todos, sobre os assuntos desenvolvidos. Por este motivo, seus coordenadores e vices também são membros da diretoria.

ATRAÇÃO DA MÃO DE OBRA JOVEM PARA A INDÚSTRIA
Coordenadora Sofia Copé Heller Michel – Copé
Vice – Caroline Vargas – CCV

As ações estão focadas na Escola Técnica Estadual Frederico Guilherme Schmidt, com sede em São Leopoldo. Na pauta estão incluídas visitas dos alunos, dos 4º anos do técnico em Eletrotécnica e Eletromecânica, às empresas. Agenda: no dia 14 de agosto, na Coester, os alunos foram recebidos por  Carlos Henrique Hennig – gerente de Engenharia e Eduardo Chrysostomo – gerente Geral da Aeromóvel.  No dia 17 de setembro, a Leitz abriu suas portas e os alunos foram recepcionados por Adriane Werner- RH, Leandro Nonnemacher – gerente de Produção e o ex estagiário, hoje efetivado, como assistente técnico, Francisco Baumgratz. Já nos dias 16, 18 e 23/10, os alunos foram recebidos na Gedore, por Aline Martins da Silva, da área de RH; Augusto Eugênio Blume e Jair Babinski Ramos, supervisores da área de Manutenção.

Também foram realizadas palestras, no dia 16 de agosto, na escola, sobre Quais profissionais a indústria procura nos dias de hoje, a cargo de Andressa e Andrea Pereira, da Grefortec; e A importância da manutenção nas organizações, com Alexandre Silva, da Gedore.

O grupo também convida empresários e parceiros para prestigiar a 21ª Exposchmidt, nos dias 08 e 09 de novembro. As camisetas, que os alunos estarão usando durante a feira, terão o patrocínio do SINDIMETAL  e das associadas Alu-Cek, Artestampo, CCV, Coester, Copé, Ernesto Müller, Gedore, Grefortec, Ifla, Itecê, Sanlarte, Sebras, Transmaq e SS Usinagem. As empresas CCV, Sanlarte, SS Usinagem, Sebras e a Alu-Cek estarão igualmente apadrinhando alguns trabalhos.

MERCADO
Coordenador Valdir Hunning – Sebras
Vice Marcelino Barth – Viva Cor

O grupo desenvolveu uma proposta de trabalho focada em engajamento para vendas, junto à Noord Consulting & Services. Seu fundador, Leandro Fagundes, é Engenheiro Químico, com MBA em Gestão Empresarial, consultor de empresas, palestrante e mentor de vendas, sendo especialista nesta área e também em planejamento estratégico.

Veja as atividades previstas, que contemplam uma palestra e três workshops, nos dias 11, 18, 27/11 e 02/12 na agenda, na página 6. Programe-se!

PRODUTIVIDADE
Coordenador Juliano Ilha – Artestampo
Vice Udo Wondracek – Alu-Cek

O grupo unificou as ‘dores do mapa da empatia’, do Fórum Lean 2018, em três grandes pilares: Econômico (as empresas precisam conhecer linhas de incentivo à inovação); Pessoas (sanar os conflitos de geração e a mudança de cultura) e Tecnologia (ações em torno de manufatura enxuta e desmistificação da indústria 4.0). Para o desenvolvimento de ações em torno destes temas, tratativas estão em andamento junto ao Sistema S.

VALEMETALSINOS
Coordenador Mauro Dutra – SS Usinagem
Vice Marcelo Mariani – Metalúrgica Mariani

Na agenda de atividades, a participação do advogado Cláudio Garcez, da assessoria Jurídica da entidade, na reunião do dia 25 de setembro, contribuiu com novas abordagens, esclarecimentos e orientações sobre itens relevantes da modernização trabalhista.

O grupo conta com dois representantes no Conselho da Pequena e Média Indústria da FIERGS (Copemi): Mauro Dutra e Rubén Duarte, da RD-Flex. Esta pauta é fixa nas reuniões, a fim de elencarem reivindicações e receberem retorno do que acontece no Copemi. Está em tramitação, por exemplo, em vista deste movimento, uma demanda em torno do uso de crédito do ICMS para pagamento de conta de energia, gás, etc.

GRUPOS DE RH

Em andamento nas cidades de São Leopoldo, São Sebastião do Caí e Sapiranga, os Grupos de RH objetivam a troca de experiências entre empresas associadas e filiadas, com foco principal em pequenas e médias, além de levantamento de demandas. Possuem ainda, interface com a assessoria jurídica trabalhista em suas reuniões, para esclarecimentos de dúvidas.

A coordenação em SÃO LEOPOLDO está a cargo de Marli Wondracek, da Alu-Cek e vice, Cláudia Luft, da Petec

Em SÃO SEBASTIÃO DO CAÍ:   coordenação de Adriane Werner, da Leitz  e vice Jocelei Bonatto,  Imobras. 

Em SAPIRANGA, o grupo pretende fortalecer suas ações, a partir da participação de mais empresas da região. A troca de informações de rotinas de RH tem sido a principal temática entre os participantes.

Ficou interessado em participar? Informações: (51) 3590-7708 ou 3590-7710.

Neusa Medeiros
Jornalista | Reg. Profissional nº 5.062
Assessora de Imprensa do SINDIMETAL RS
Edição 3 Comunicação Empresarial

Compartilhe nas redes sociais!