Grupo de RECURSOS HUMANOS em movimento no SINDIMETAL

Que a comunicação segue essencial é incontestável. Somado a isso, o papel desempenhado pelas pessoas, nas organizações, é o combustível para dar energia às incontáveis tarefas e aos muitos papeis também desempenhados nas empresas, em direção à produção de qualidade e ao sucesso da indústria.

O SINDIMETAL RS tem como norte a valorização das pessoas e dos seus talentos, pois reconhece, juntamente com as empresas, que os profissionais dão velocidade e dinamismo às ações desenvolvidas pelo segmento industrial.

Desde a criação do Grupo de Recursos Humanos (RH) do SINDIMETAL, em 2004, o mesmo já passou por transformações na sua forma de atuação.  Promoção de atividades, incluindo palestras e meetings com cases de sucesso, já fizeram parte da rotina do grupo, além  da troca de experiências, que sempre trouxe um ganho imensurável para os participantes e, consequentemente, para as empresas em que estes profissionais estão inseridos. Algumas situações são comuns entre as empresas, outras nem tanto, mas essa rede de apoio faz a diferença no dia a dia de quem trabalha na área de Recursos Humanos. Atualmente, o  grupo objetiva a troca de experiências entre associadas, tendo como foco principal pequenas e médias empresas.

DINÂMICA

O grupo é formado por gestores e profissionais de RH, além de empresários, totalizando 32 integrantes, de 25 indústrias associadas: Altus, Alu-Cek, Artestampo, Bio Engenharia, CCV, Coester, Delga, Ernesto Muller, Flecksteel, Grefortec, Infasul, Inpel, Itecê, Loth, Metalmoto, Metal Work, Nunes, Petec, Projelmec, Regal Rexnord, Sebras, SS Usinagem, Transmaq, Umtec e Viva Cor). Sob a coordenação de Juliano Ilha, sócio diretor da Artestampo, mantém reuniões periódicas, na segunda sexta-feira de cada mês, em São Leopoldo, mas já teve lugar em São Sebastião do Caí e Sapiranga.

As reuniões contam com a participação da assessoria Jurídica Trabalhista, que esclarece sobre dúvidas gerais e informativos jurídicos gerados no período. Ainda, são palco de discussão de pautas pertinentes à temática do grupo, tais como Normas Regulamentadoras, Teletrabalho, Medidas Provisórias, DCTFWeb, Saúde do Trabalho, eSocial, Aprendiz SENAI, que podem envolver a respectiva assessoria ou outros parceiros.

O compartilhamento de conhecimentos, experiências e procedimentos utilizados, adaptados em rotinas de Recursos Humanos e Gestão de Pessoas, estimulam o acesso aos diferentes temas, bem como as melhores práticas.

Desde abril de 2022, findando neste mês de março, ocorreram apresentações das empresas do grupo, com suas estruturas e rotinas de RH.  O formato atual tem sido elogiado pelos participantes, pois propicia trocas cotidianas, diante das dificuldades cada vez maiores de retenção e atração de pessoas/talentos.

Mais informações sobre o grupo podem ser obtidas junto ao SINDIMETAL, através do fone (51) 3590-7708.

__________

Jornalista Neusa Medeiros – Assessora de Imprensa | Edição 3 Comunicação Empresarial