Projelmec, 45 anos mantendo uma trajetória de crescimento

A partir da elaboração de desenhos e projetos eletromecânicos especializados foi surgindo, para o recém-formado engenheiro mecânico Carlos Cesar Peluso Baldissera, uma demanda de atividades inovadora. O objetivo principal era fornecer apoio e suporte técnico necessário aos projetos de obras civis.

O trabalho pontual, realizado no Estado, foi ganhando espaço, atingindo novos horizontes, chegando aos estados de Santa Catarina e São Paulo, um centro estratégico para alavancar os negócios. “Atender a crescente demanda por sistemas de ventilação, exaustão e transporte pneumático foi um desafio assumido ao perceber as necessidades do mercado”, relata o diretor-presidente da empresa. Nascia então, em janeiro de 1974, a Projelmec Ventilação Industrial, sob a direção do sonhador e obstinado engenheiro.

O primeiro escritório foi em Porto Alegre e o galpão, que abrigava a produção, foi instalado no município de Esteio. “Optei por montar uma estrutura voltada ao desenvolvimento de projetos e soluções para diversas aplicações, com um vasto mix de produtos e uma forte equipe de engenharia, fabricação e montagens eletromecânicas”, relembra.

Com o passar do tempo, após adquirir grande experiência na área, focou seus esforços, restringindo e qualificando a oferta de produtos, desenvolvendo e aprimorando os processos para a fabricação específica de ventiladores, exaustores industriais e componentes para ventilação. Atualmente, possui uma das mais completas linhas de ventiladores e exaustores industriais, de forma a atender às necessidades específicas de cada aplicação, contando com representantes atuantes por todo o Brasil.

Mantendo a sua trajetória de crescimento, em 1982, a Projelmec expandiu a sua área de atuação para além do sul do País, passando a fornecer ventiladores industriais para o mercado de São Paulo. “Os frutos se refletiram no crescimento de pedidos, época de um salto muito grande na demanda de serviço”, relembra Carlos.

Para atender esse crescimento, a organização adquiriu uma área no município de Sapucaia do Sul, com 4mil hectares, localizada na RS 118, km 6,5, nº 6667, numa época que no local não existia nem rede elétrica, para instalação da futura sede e fábrica da empresa. O prédio foi idealizado em 1988 e, atualmente, possui 10mil m² de área construída.

Credibilidade no mercado

A partir de 2001, buscando aumentar a qualidade de seus produtos, implementou novas metodologias e normas de qualidade. Seguindo as reais necessidades, obteve, assim, a certificação ISO 9001:2008, no ano de 2003.

Contando com uma equipe competente e focada nos resultados, a organização possui um moderno parque industrial. Em 2013, a estrutura foi ampliada, visando atender de forma mais completa as necessidades dos clientes. Atualmente, Carlos e Daniela Teixeira Baldissera constituem a sociedade, que conta com a dedicação da engenheira Mecânica e de Segurança do Trabalho, Laura Acosta Baldissera, filha de Carlos, que atua na administração financeira da empresa, além de atender os setores Comercial e de Compras.

Para a diretoria da empresa, o comprometimento dos funcionários também é determinante. “Temos na equipe pessoas, que iniciaram aqui, com o primeiro emprego e que já somam 40 anos de trabalho. O clima é de confiança”.

Com determinação e paixão pelo que faz, Carlos referencia valores como honestidade, integridade e justiça, que norteiam as atitudes e o comportamento da equipe.Contamos com a satisfação do cliente e nos orgulhamos de preservar uma ótima e duradoura relação, que em alguns casos somam 30 anos”, assegura.

Segundo Laura isso se deve a qualidade dos produtos da Projelmec, mas também a relação estreita, que o cliente possui com o dono da empresa, além da tradicional agilidade no atendimento.

Para o futuro, planos não faltam. O diretor deseja investir na melhoria do produto, bem como na atualização do maquinário, pois acredita que a produção, realizada com qualidade, irá contribuir para a satisfação do cliente e consequentemente com o desenvolvimento da empresa.

Ao registrar a sua receita para o sucesso, nestes 45 anos de Projelmec, Carlos é categórico: “comprometimento com o mercado; ser honesto e atender as necessidades do cliente, atuando sempre de forma sustentável. Resumindo é trabalhar e trabalhar, persistindo e melhorando sempre”, enfatiza o diretor.

Certamente a história da empresa contará com novos capítulos de sucesso, fruto do talento e do profissionalismo da sua direção e equipe. Parabéns à família Projelmec.

Vitrine – Projelmec
Espaço SINDIMETAL 74

Somente empresas associadas têm a oportunidade de aparecer na coluna Mercado do Espaço SINDIMETAL. ASSOCIE-SE!