Curso de Ferramenteiro é concluído com sucesso no SENAI

Desenvolvido em vista da demanda das empresas associadas ao SINDIMETAL RS, o curso de Ferramenteiro, com carga horária de 900h, foi concluído com sucesso pelos 25 alunos participantes, no dia 22 de novembro, no SENAI Lindolfo Collor, em São Leopoldo. A turma contou com funcionários das empresas Artestampo, Gedore, Petec, Rexnord, Sanlarte e Stihl.

A demanda por este profissional, identificada no Grupo Estratégico Atração de Pessoas, mobilizou, para a configuração do curso, profissionais das empresas Artestampo, Gedore, Stihl e Taurus, juntamente com o SENAI, que proporcionou desconto de 18% para as associadas, visto a parceria na iniciativa.

Para o diretor Executivo da entidade, Valmir Pizzutti, chegar até aqui é uma vitória. “Esta noite se reveste de emoção pela caminhada de formação trilhada até o momento. Registro um agradecimento especial ao SENAI, pela acolhida desta demanda, junto ao SINDIMETAL RS, especialmente pelo Grupo Atração de Pessoas”, destaca.

“O curso foi construído com base nas reais necessidades das empresas, a partir das associadas, que ajudaram a elaborar esse projeto”. Ao parabenizar os formandos, pela qualificação, que vem ao encontro do que a indústria necessita, destacou que o mercado irá demandar profissionais para esse segmento e “vocês já estão preparados para atender. É isso que a indústria precisa”.

Segundo o diretor da Artestampo, Juliano Ilha, integrante da diretoria do SINDIMETAL e também do Grupo Estratégico Atração de Pessoas, o momento é de muita alegria. “Não são jovens que estão começando, com dúvidas sobre que caminho seguir, mas profissionais pinçados dentro das organizações para aperfeiçoar os seus conhecimentos e assim fazerem a diferença no processo. São profissionais que querem estender o seu compromisso com as nossas organizações”.

Para o diretor, a empresa é o local onde se constrói a qualidade do produto e onde os funcionários fazem toda a diferença. “Uma empresa é composta por pessoas, pelo interesse que desperta, pelas melhorias que alcança, buscando soluções e resultados”, afirma. “Todos sabem o quanto foi difícil chegar até este momento e as nossas organizações precisam do conhecimento, que receberam, no SENAI. Parabéns a todos os envolvidos! Um passo enorme na direção certa”.

Na opinião do gerente de Operações, do SENAI-RS, Sandro Bernieri, “estamos preparando profissionais, um grupo seleto, que terá oportunidade de crescer nas suas áreas de atuação”. No seu pronunciamento, questionou os formandos: “como posso chamar mais atenção sobre a minha trajetória profissional? Resolvendo os problemas dentro das empresas; não encerrando hoje a qualificação profissional; sendo mais atrativo aos olhos das pessoas, que estão me observando; tendo atitude; investindo na busca pelo conhecimento permanente”.

E concluiu: “um agradecimento a todos que escolheram fazer parte dessa jornada. Não parem de investir na formação. Um reconhecimento aos familiares, pelo apoio aos formandos, nesta trajetória, que começou com a seleção e agora está sendo concluída com a formatura.

DEPOIMENTOS

RAFAEL CORRÊA GUTJAHR – Ao fazer uso da palavra, o professor orientador, no SENAI, destacou que os 25 alunos, de seis empresas diferentes, já atuam nas indústrias e estão buscando uma maior qualificação na área, criando experiências e a oportunidade de uma remuneração melhor. “Houve um esforço para atenderem as expectativas e as possibilidades de ascensão profissional, criando novas experiências”, analisa.

“O mercado, nesta área, está em constante crescimento. Mesmo que existam quedas, em algumas áreas, sempre teremos novas oportunidades, na área fabril, que irão necessitar deste profissional de ferramentaria, no processo de produção da empresa”, lembra o orientador.

JONATHAN SEVERO, da Gedore – Para o Orador da turma, o SENAI é referência no RS. Possui uma equipe qualificada e preparada para o que a empresa está precisando. Oferece um ajuste fino e preciso, numa área que está em falta no mercado.

“As empresas estão necessitando e demandaram essa necessidade, que irá agregar valor profissional e pessoal, pela interação que tivemos com os demais participantes. Só tenho a agradecer ao SENAI. Sou grato por ter conseguido a bolsa de estudos, fruto da minha dedicação ao trabalho”.

JOSIELE RODRIGUES FAGUNDES, da Stihl – Atuando na área de Montagem, Josiele foi sorteada com essa oportunidade. “Recebemos esse curso gratuito, através da Stihl, com possibilidades de crescimento dentro da área. Pretendo seguir investindo em conhecimento, para que possa aplicar, assim que surgir alguma oportunidade de vaga na área da Ferramentaria na empresa. O curso foi muito proveitoso, completo e esclarecedor”.

MAIS INFORMAÇÕES – O curso de Ferramenteiro destina-se à formação de profissionais para várias áreas da indústria e não apenas Ferramentaria e Matrizaria. O profissional, além de estar habilitado para atuar nestas áreas específicas, terá conhecimento técnico também para Usinagem, Montagem de Precisão de diferentes tipos de máquinas e equipamentos, bem como nos mais variados tipos de Manutenção Mecânica.

Entre os principais objetivos, estão habilitar o profissional para as competências necessárias, onde irão executar processos de montagem, desmontagem e ajuste de moldes de injeção e compressão e ferramentas de estampo e a fabricação e recuperação de componentes, respeitando os procedimentos e normas técnicas, de saúde, de segurança e meio ambiente.

Mais informações, sobre as próximas turmas poderão ser obtidas, através do fone (51) 3590-7708.

Foto: Divulgação SINDIMETAL

Jornalista Neusa Medeiros – Assessora de Imprensa | Edição 3 Comunicação Empresarial