Qualificação profissional gratuita na agenda da entidade em 2022

Numa parceria entre o SINDIMETAL RS, o SENAI e as Prefeituras Municipais de São Leopoldo e Sapucaia do Sul,  o Programa de Qualificação Profissional viabilizou diversos cursos gratuitos, consolidando a iniciativa da FIERGS, por meio do SENAI.

Em São Leopoldo, o SINDIMETAL firmou termo de cooperação com o poder público, o SINDUSCOM Vales e o Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos; já em Sapucaia a iniciativa se desenvolveu em parceria com a prefeitura municipal.

Os cursos iniciaram no mês de julho, e desde essa data, mais oportunidades de qualificação gratuita foram incrementadas, visando a colocação profissional no mercado de trabalho. Para o presidente do SINDIMETAL RS, Sergio Galera, “sem qualificação a população não dispõe de boas oportunidades de trabalho e o desenvolvimento da economia fica comprometido”, afirma.

Para participar do programa, o candidato precisou comprovar idade mínima de 18 anos; estar desempregado; apresentar a autodeclaração de baixa renda; e ser indicado por um sindicato da indústria. Em São Leopoldo, entre os benefícios, além da respectiva qualificação, os participantes receberam vale transporte e cesta básica (após aprovação no curso), disponibilizados pela prefeitura; e almoço, pelo SINDIMETAL.

Os cursos realizados em São Leopoldo foram: Torneiro CNC, Fresador CNC, Ajustador Mecânico e Montador Mecânico de Máquinas Industriais, com 74 pessoas qualificadas. Já em Sapucaia do Sul, foram ofertados os seguintes cursos: Ajustador Mecânico, Montador de Painel Elétrico Industrial e Torneiro CNC, com um total de 52 concluintes.

FORMAÇÃO

Os cursos, à medida que iam sendo concluídos, oportunizaram aos participantes contato com a indústria, uma vez que várias empresas estiveram presentes nos encerramentos, para entrevistas.

Para Valmir Pizzutti, diretor Executivo do SINDIMETAL, foi sempre uma alegria prestigiar esses momentos de conclusão dos cursos, pois “a indústria certamente estará se beneficiando dessa força de trabalho mais qualificada”.

Anderson Guilherme Pinheiro de Jesus recebeu o primeiro certificado de conclusão do programa, frequentou quatro cursos e ingressou na área de Torno, na empresa TSI Soluções Industriais, em São Leopoldo. Com 19 anos e ex-aluno do Centro Medianeira, Anderson gostou da experiência e pretende seguir investindo em novas formações.

ENCERRAMENTO

A formação dos participantes do último curso realizado este ano – Torneiro CNC, ocorreu no SENAI Eletromecânica de Sapucaia do Sul, no dia 29 de novembro.

A gerente de Operações do SENAI, Fernanda Barbosa dos Santos, ao saudar os formandos, reforçou a importância de acreditarem na força de trabalho e na qualificação permanente. “Vocês estão unidos pela formação, um esforço de todos, fruto da dedicação de cada um de vocês. Usufruam deste certificado com muita sabedoria”, afirmou.

Ao se manifestar, em nome do SINDIMETAL RS, o assessor Cláudio Garcez fez questão de registrar a alegria pela etapa vencida. “Valorizem o que foi alcançado e façam bom uso dos conhecimentos adquiridos”.

“O desafio é que prossigam buscando a qualificação contínua, pois o SENAI oferece diferentes opções”, destacou o empresário Udo Wondracek (Alu-Cek), representante do Conselho Consultivo do SENAI. “O nosso desejo é que progridam e se realizem”.

Uma experiência enriquecedora foi vivida por Alberi de Matos Rodrigues e João Gabriel da Rosa de Matos, pai e filho, que juntos já cursaram outros cursos.

Para João Gabriel o nível de exigência deste foi mais alto que os demais, trazendo muito aprendizado. “A turma foi bem unida e contribuiu para que superássemos as dificuldades juntos”, enfatizou. Para Alberi, a expectativa é que possamos trabalhar em breve, colocando os conhecimentos adquiridos em prática.

O instrutor Jair Renato Wesolowski, com licenciatura em Mecânica, registrou emocionado a satisfação de concluir essa tarefa juntamente com os seus alunos, que também resgatam valores que dignificam a pessoa, além da formação e do conhecimento.

OPORTUNIDADES

Após o período de conclusão dos cursos,  o próximo passo é a contratação dos alunos do Programa de Qualificação Gratuita. Até o momento, as associadas Gedore e Projelmec já selecionaram e efetivaram, para integrar o seu quadro de funcionários, alguns participantes dos mesmos. As empresas Aço Peças Oliveira, CCV, Crafer, Datwyler, EKS-Rag, Gerdau, Grefortec, Inpel, Mercobor, Metalúrgica SS, Taurus e Umtec também estiveram presentes nos encerramentos, entrevistando os concluintes. Muitas delas, estão organizadas para entrevistar individualmente mais pessoas, no próximo ano.

Pizzutti destaca que os currículos seguirão sendo encaminhados e analisados pelas empresas. “Graças a vontade dos alunos e ao comprometimento em participar das aulas, estamos concluindo com êxito essa etapa, que contou com o empenho do SENAI, entidades e Prefeitura Municipal”.

Jornalista Neusa Medeiros – Assessora de Imprensa | Edição 3 Comunicação Empresarial

Fotos: Divulgação SINDIMETAL RS