Nova edição da SIPAT Comunitária Itinerante

No dia 05 de março, às 16h, ocorre a Reunião de Apresentação da SIPAT Comunitária Itinerante 2020 para as empresas associadas e filiadas, uma ação do SINDIMETAL, em parceria com o Serviço Social da Indústria (SESI). A adesão deve ser realizada até o dia 13 de março.

A organização de cada SIPAT inicia com a constituição de uma comissão formada por representantes do SINDIMETAL, SESI e das empresas participantes. Nas reuniões sistemáticas, para definição de atividades e tarefas, os temas devem obedecer à legislação: saúde, segurança e meio ambiente.

O evento coletivo tem como principais objetivos integrar empresas da mesma categoria, propiciando um ambiente de troca de experiências; visando reduzir custos; oportunizar aos trabalhadores a participação em atividades culturais e sociais voltadas à preservação da vida, além de despertar a importância da adoção de uma consciência e conduta prevencionista laboral.

Esta ação tradicional é reconhecida pelo Ministério do Trabalho, com cláusulas específicas nas convenções coletivas, que o SINDIMETAL negocia.

AGENDA – A ação compreenderá oito semanas de atividades:

1 – 11 a 15 de maio; 2 – 18 a 22 de maio; 3 – 1º a 05 de junho; 4 – 22 a 26 de junho; 5 – 03 a 07 de agosto; 6 – 10 a 14 de agosto; 7 – 20 a 25 de agosto; e 8 – 19 a 23 de outubro. Encerrando a programação, ocorre a Caminhada e a Rústica do Trabalhador, prevista para o dia 25 de outubro.

Desde 2006, o SINDIMETAL RS organiza, em parceria com o SESI, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT Comunitária) em São Leopoldo, cidade que abriga a sua sede. Gradativamente, novas demandas foram surgindo e motivaram a ampliação desta iniciativa para outros municípios da base que representa, formada por 35 municípios, entre eles Sapucaia do Sul e Esteio, Novo Hamburgo, Sapiranga, São Sebastião do Caí, Feliz e Alto Feliz. Em 2015, o evento passou a ser realizado no formato itinerante, contemplando a participação de mais empresas.

Mais informações pelo fone (51) 3590-7708.

Neusa Medeiros
Jornalista | Reg. Profissional nº 5.062