Encontro de Negócios metalmecânico movimenta Montenegro

Superou as expectativas o Encontro de Negócios – On The Road, no CAT SESI, em Montenegro, no dia 27 de junho. “Estamos realizando este tradicional evento, que sempre foi efetivado com sucesso, na sede da entidade, anualmente, pela primeira vez, no formato On The Road. A partir deste ano ele acontece, em anos ímpares, em um dos 35 municípios da base territorial do SINDIMETAL RS permanecendo, em anos pares, em São Leopoldo”, registra o presidente Sergio Galera. A reunião almoço da diretoria aconteceu no mesmo local, em outro ambiente, com a participação de convidados especiais, empresários da região.

Em parceria com o SEBRAE RS, participaram do Encontro de Negócios  87 empresas, divididas entre 72 vendedoras e 15 compradoras, que formalizaram reuniões focadas na cadeia metalmecânica e eletroeletrônica.

As empresas compradoras, que participaram deste evento foram: AraucoCCMCompanhia Brasileira de Cartuchos, Colméia, Fibraplac, Gedore, Hospital Montenegro, IC, Master, Mecsul, Hoff, Randon, Tanac, Vibra e Werk-Schott. Entre as demandas, uma gama de opções, como: Aço refilado, laminado, chapa, barra; Acoplamentos e rolamentos; Caixas e embalagens em geral; Chapas galvanizadas; Estamparia em aço; Ferramentas para usinagem; Fundição e Galvanização.

O diretor executivo, Valmir Pizzutti, enfatizou, na abertura do evento, que “estender as ações da entidade, para os diversos municípios, era um desejo antigo a ser retomado. A iniciativa ganhou força a partir do Planejamento Estratégico do SINDIMETAL RS, que pontuou como importante colocar em prática esta demanda.”

O gerente Regional do Sebrae RS, nos Vales do Sinos, Caí e Paranhana, Marco Copetti, destacou que a metodologia utilizada, nestes Encontros de Negócios, vem sendo aperfeiçoada, visando tornar a cadeia produtiva mais dinâmica, além de impulsionar novas oportunidades e fortalecer parcerias como a já existente com o SINDIMETAL RS, que gera bons negócios para todos.

MESAS DE NEGOCIAÇÃO – A dinâmica aplicada nestes Encontros de Negócios é objetiva, pois promove reuniões entre pequenas e grandes empresas, vendedoras e compradoras, para contatos e possível efetivação de negócios. O formato é de Arena, que consiste em reuniões com apresentação de empresas entre si, de forma simultânea. O modelo se destaca pelo dinamismo, pois permite que todos se apresentem e interajam.  A Arena propicia, de forma mais assertiva, a apresentação pelas empresas, dos seus produtos e serviços.

Todos os participantes ficam dispostos nas mesas de negócio no período do evento, com apenas um representante de cada empresa. As apresentações têm duração de aproximadamente 15 minutos e cada empresa tem em torno de 1 minuto e 10 segundos para realizar a sua exposição.  Os tempos são medidos por relógio e alertados por comandos sonoros.

AVALIAÇÃO POSITIVA – William Lopes da Rosa, responsável Comercial há oito anos na Alu-Cek, aprovou a iniciativa, pois favorece que sejam realizados contatos com diversas empresas num mesmo dia. “Também é possível vender e comprar ao mesmo tempo, além de estreitar relações comerciais com alta possibilidade de efetivar futuras agendas, como já vivenciei em outras edições”, afirma.

Gelson Luis Brito, atua no setor de Custos/ Compras, há oito anos na Werk-Shott e participou do evento pela primeira vez. “As possibilidades de contatos são amplas. Como empresa compradora é possível interagir amplamente com diversas opções de produtos e serviços e, após analisar todas as alternativas, realizar escolhas mais assertivas”.

Atuando como coordenadora de Compras, Gabriela Madalozzo, e Luis Felipe Neukamp, comprador, ambos da Gedore, aprovaram a iniciativa. “Existem muitas oportunidades de negócios, com serviços interessantes e fornecedores em potencial”, avalia Gabriela. “Certamente dará para alavancar mais negócios, pois 90% dos fornecedores se encaixam em demandas que necessitamos”. Segundo Felipe a iniciativa fortaleceu igualmente a relação já existente com alguns vendedores. “Esse formato aproxima as pessoas e possibilita acelerar os negócios”. Inclusive sugeriram a realização de um segundo momento, apenas com as empresas selecionadas, para aprofundar os contatos. “Seriam menos pessoas e mais focadas, servindo para complementar este evento”, comenta Gabriela.

Já a Transmaq esteve representada pelo vendedor Técnico, Ricardo Lima há quatro meses atuando na empresa. “A experiência foi muito boa, inclusive com resultados mais efetivos que as Rodadas de Negócios”, avalia Ricardo que participou pela primeira vez do evento no formato de Arena. “É possível falar mais sobre a empresa, interagir com diversas empresas num mesmo dia, abrindo um leque para novos contatos e futuros negócios”.

A Grefortec esteve representada por Sadi Aguiar Martins, que atua há quatro anos na empresa como representante Comercial. “O encontro foi excelente. Melhor forma de apresentar a empresa num curto espaço de tempo, além de favorecer a análise de como está o mercado”, avalia. “Existe possibilidade de efetivar negócios inclusive com outras vendedoras. Tive a oportunidade de restabelecer contatos comerciais antigos, com excelentes chances. É um espaço de grande aproveitamento, mesmo sendo trabalhoso, vale muito a pena participar”.

Para a supervisora de Compras, Vanelise Kerber, que atua há 20 anos, na Companhia Brasileira de Cartuchos, “o evento foi muito produtivo, pois abre um leque para novos contatos com fornecedores. Mesmo sentindo carência de algum segmento mais significativo, como fornecedores de usinagem seriada, vislumbrei novos contatos para negociações efetivas”, assegura.

PRÓXIMA EDIÇÃO EM SAPIRANGA – Mantendo o propósito de aproximar-se das empresas presentes em sua base territorial, o SINDIMETAL RS terá nova edição do Encontro no formato On The Road, em Sapiranga. O mesmo será no CAT do SESI, do respectivo município, no dia 22 de agosto, das 13h15min às 17h30min. Prestigiem!

Mais informações poderão ser obtidas através do fone (51) 3590-7708, ou aqui.

Crédito das fotos: Divulgação SINDIMETAL RS e Rafael Cavalli